Municípios que desejam ingressar no projeto de educação para cidadania têm até 31 de outubro para se inscrever.

prazo para adesão de novos municípios ao Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2022 foi prorrogado para 31 de outubro. A nova data foi anunciada nesta quinta-feira (30/9/21) pela Escola do Legislativo, que coordena o projeto pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O PJ Minas é um projeto de educação para cidadania voltado para estudantes do ensino médio e realizado em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

O processo de adesão vale para as câmaras municipais ingressantes. As que já participam da edição 2020/2021 estão automaticamente inscritas no próximo ano de atividades. Segundo Ricardo Moreira, coordenador estadual do PJ Minas, a etapa estadual da atual edição, que ocorreria em setembro, foi adiada para novembro. Assim, o prazo de inscrição para 2022 pode ser também prorrogado, para dar mais oportunidades às câmaras que desejam ingressar no projeto.

Ele destaca que a pandemia afetou muito a rotina de várias câmaras e do próprio PJ Minas, que está sendo realizado, prioritariamente, de forma virtual entre 2020 e 2021, com o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Nosso objetivo é agregar mais parceiros para a próxima edição, especialmente considerando a possibilidade de voltarmos a ter atividades presenciais“, frisou o coordenador.

Inscrições – formulário e as informações sobre o processo estão disponíveis na página do PJ Minas. Cada câmara deverá indicar até três representantes. Além dos dados sobre cada inscrito, é necessário informar os dados institucionais, que devem ser os mesmos para todos os representantes. Ao fim do novo período de inscrições, a coordenação estadual do PJ Minas fará contato com os inscritos para confirmar dados e repassar informações sobre cursos voltados para esse público.

Tema

O tema do PJ Minas 2022 é ‘Saúde mental dos jovens’! Ele recebeu 140 dos 237 votos. ‘Jovem e mercado de trabalho’ teve 59 votos e ‘Educação inclusiva: acessibilidade e novos sistemas de comunicação’ teve 38 votos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG