Essa fase inicial é a do diagnóstico e teve a duração de três dias, de 22 a 24 de setembro.

Por iniciativa da Prefeitura Municipal de Caxambu, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, o Sebrae MG iniciou uma importante capacitação com as artesãs e artesãos do coletivo Fonte das Artes.

O objetivo do curso do Sebrae para os artesãos tem o foco no desenvolvimento do produto, o processo criativo e qualificação para o próprio artesão além da abertura para participação em feiras, catálogos e outros cursos proporcionados pela instituição como benefícios gerados pela participação.

A consultora do Sebrae, Geisa Buzelin Duque, acompanhada pela colaboradora do Centro de Apoio ao Turista, Liana Bahia, teve encontros para abrir possibilidades futuras com os responsáveis de outras Secretarias Municipais, entre elas: Diretoria de Agropecuária, Hiran Fernandes Vilas Boas; Secretaria de Educação, Ariana Maria Oliveira de Paula e Secretaria de Desenvolvimento Social, Patrick Gadben; além de conhecer pontos turísticos e patrimônios históricos e culturais da cidade.

Nessa etapa de diagnóstico foram realizadas atividades para conhecer os produtos artesanais de cada artesão participante, questionamentos e reflexões de suas práticas, levantamento das expectativas dos artesãos para o curso, que foi proporcionado em dois encontros.

O curso terá continuidade nos meses subsequentes de outubro, novembro e término em dezembro, com emissão do certificado do curso.

Fonte e Fotos: Liana Bahia