O município de Caxambu foi representado pelo chefe do Executivo Diogo Curi na Universidade Federal de Lavras  em reunião com o Cônsul Geral da Espanha para MG, SP e RJ, Dom Luiz Prados Covarrubias para tratar de assuntos referentes a projetos de preservação do Patrimônio Histórico e Artístico e da Proteção das Águas Minerais de Caxambu.

Na oportunidade foi solicitado ainda o apoio do Cônsul à candidatura de Caxambu a Patrimônio da UNESCO e possíveis parcerias com a União Europeia.

O encontro foi intermediado e presenciado pelo Prof. Carlos Fernando Delphin, representante no Brasil do ICOMOS, Internacional Council on Sites and Monuments.

Também estiveram presentes o Diretor de Relações Internacionais da UFLA, Antônio Chaufun Junior, o ex Reitor e atual assessor da Reitoria, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Amaro Gadbem, além de Isabelle Cury arquiteta do IPHAN.

Durante as apresentações que abordaram outros diversos temas de interessa da região, aconteceu a doação da coleção de livros de Botânica “Flora de la real Expedition Botanica del Nuevo Reino de Granada” para a Ufla.

Em sua fala, o Prof. Delphin destacou o evento Caxambu 120 anos que acontecerá no dia 30 de setembro e o apoio a implantação de um local dedicado ao cultivo e exposição de ampla diversidade de plantas município.

O Príncipe Herdeiro da Princesa Isabel Cônsul Geral da Espanha para MG, SP e RJ, Dom Luiz Prados Covarrubias também se dispôs a ajudar na criação de um Jardim Botânico em Caxambu.  

Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Caxambu