Cidades ficaram sem energia elétrica por cerca de 12 horas

A chuva intensa ocorrida no último sábado, 25/09, ocassionou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em 10 cidades do Sul de Minas. O registro da interrupção ocorreu nas cidades de Aiuruoca, Andrelândia, Arantina, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Carvalhos, Liberdade, Passa Vinte, Serranos, Seritinga, com a interrupção do fornecimento de energia em torno de 12 horas.

Em contato com o Jornal Panorama, a assessoria da Cemig comunicou o procedimento realizado:

A Cemig informa que as tempestades com fortes ventos, descargas atmosféricas e chuva de granizo registradas neste final de semana, em diversos municípios do Sul de Minas, causaram um número atípico de ocorrências no sistema elétrico.
Devido à intensidade da tempestade que atingiu a região, árvores e outros objetos foram lançados sobre as redes, cabos de telefonia e fibra ótica se entrelaçaram aos cabos de energia, pela força dos ventos, e descargas atmosféricas (raios) também atingiram equipamentos da rede elétrica. Estas circunstâncias atípicas causaram danos complexos ao sistema elétrico.

Cerca de 21 equipes trabalharam nos atendimentos a estas ocorrências, inclusive durante a madrugada (das 20h de sábado até às 8h deste domingo, 27/9) para normalizar o fornecimento de energia nos municípios afetados.

Durante os trabalhos realizados, foram priorizadas as ocorrências que envolviam risco à segurança de terceiros, o atendimento às áreas urbanas com maior número de clientes sem energia e os atendimentos essenciais à população, como hospitais e corporações militares.

Foto: Wendley Arantes – enviada ao Jornal Panorama em 25/09/2021, no facebook