Ontem, dia 23 de setembro, foi um dia muito especial para o Hospital São Lourenço, com a inauguração do CENTRO ADMINISTRATIVO “HÉLIO HIPÓLITO MADURO”.

Construído com recursos financeiros próprios do Hospital São Lourenço, o Centro Administrativo é de extrema relevância para a Instituição. Após muito tempo, o Hospital consegue agora unificar, em um só espaço, os profissionais da área administrativa da Instituição – que, estando situados em um único local, terão maior integração em suas atividades, com melhores condições de trabalho e, também, proporcionando melhores resultados nas ações que desempenham. No andar térreo já serão instalados os setores administrativos da Instituição e, no andar superior, será implantado um amplo Auditório (em fase de conclusão), para realização de atividades como palestras, treinamentos e reuniões.

O Centro Administrativo do Hospital São Lourenço leva o nome de HÉLIO HIPÓLITO MADURO, ilustre cidadão são-lourenciano. Nascido no dia 13 de agosto de 1932, Hélio é o segundo filho de José Pereira Maduro e Marieta de Oliveira Pereira. Casou-se com Maria Neuza Garcia Maduro, filha de Alvarim Garcia Machado e Ester Bertolacini Machado (Alvarim foi um dos responsáveis pela transferência do Hospital São Lourenço do bairro São Lourenço Velho, fundado em 1935, para o atual local, no bairro Nossa Senhora de Fátima, conhecido como Federal, em 1962, ano em que Alvarim iniciou mandato como prefeito de São Lourenço). Hélio Hipólito Maduro e Maria Neuza tiveram dois filhos: Hélio Antônio Maduro e Roselene Maduro. O homenageado teve uma intensa e dedicada trajetória no Hospital São Lourenço. Foi presidente do Conselho Diretor do Hospital por dois períodos: o primeiro por uma Comissão Interventora (de 17 de junho de 1983 a 24 de maio de 1984) e o segundo, na sequência, de 25 de maio de 1984 a 30 de abril de 1987. Foi, também, presidente do Conselho Curador do Hospital (de 3 de fevereiro de 1989 a 10 de fevereiro de 1995). Hélio exerceu, também, os cargos de tesoureiro e de provedor da Instituição. Além do Hospital São Lourenco, Hélio Hipólito Maduro participou ativamente do cotidiano de outras instituições de São Lourenço, como APAE, São Lourenço Country Clube, Clube São Lourenço e Lions Club. Empresário de marcante atuação na cidade, Hélio foi o fundador da Chevrolet de São Lourenço e, por 30 anos, exerceu também a função de perito de trânsito. Hélio Hipólito Maduro faleceu em 13 de junho de 2005, deixando imensas saudades nos corações de todos os amigos do Hospital São Lourenço.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração integrantes do Conselho Curador, Diretoria Executiva, médicos e funcionários do Hospital São Lourenço, além de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo de São Lourenço. Nos discursos, fizeram uso da palavra o vice-presidente do Conselho Curador, Antônio Carlos Canaverde Sanches; o presidente da Diretoria Executiva, Márcio José Santiago Alves; o presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Luiz Nogueira; o secretário municipal de Saúde, Ricardo Luiz Christo Coelho e o vice-prefeito municipal, Agilsander Rodrigues da Silva (Gil).

Descerraram a placa de inauguração o presidente do Conselho Curador, Gilson Ferrer Belém, o vice-prefeito Gil e o provedor da Diretoria Executiva, Hélio Antônio Maduro (filho do homenageado). Posteriormente, o vigário da Paróquia Santíssima Trindade, padre Jailson Lima, abençoou as instalações do Centro Administrativo – e, em seguida, os presentes conheceram as instalações.

Fonte e Foto: Hospital São Lourenço