A desativação do Presídio de Baependi I iniciou hoje, 14/9, com a transferência de alguns materiais da unidade. A apuração do fato foi realizada pela equipe de jornalismo do Jornal Panorama que acompanhou parte da desocupação.

Segundo informações, está programada para o dia 05 de outubro a desativação total do presídio, que atualmente atende 94 detentos da região. Uma campanha para a permanência da unidade é realizada pelas administrações municipais da região, que solicitam ao Secretário de Estado de Segurança Pública, Dr. Rogério Greco, sua consideração pela preservação do presídio no município de Baependi.

Ainda segundo as informações dos prefeitos, o deslocamento dos detentos para Itajubá irá onerar as prefeituras e famílias carentes, causar um dano econômico ao município de Baependi, além de desmobilizar mais de 30 policiais penais e servidores técnicos, junto a suas famílias.

O Presídio de Baependi I atende as comarcas da região, sendo as cidades de: Aiuruoca, Baependi,  Bocaina de Minas, Carvalhos, Caxambu, Cruzília, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Minduri, Passa Vinte, Seritinga e Serranos.