Passa Quatro é uma cidade mineira, localizada no sul de minas, na bela Serra da Mantiqueira

Já foram criadas várias definições para esta pergunta e, na verdade, não se tem um documento que possa comprovar, como numa certidão de batismo, a origem do nome da localidade. Mas há duas correntes definidas, confira:

I. Segundo o Dicionário Etimológico de Antenor Nascentes, este nome se dá pelas vezes que os bandeirantes atravessaram o rio, quatro vezes, explorando as margens.

II. Outra versão é que o nome foi derivado do fato de a estrada de rodagem atravessar o mesmo rio quatro vezes, passando assim a ser denominado pelos antigos, Rio Passa Quatro, que deu nome a esta cidade.

Para os passaquatrenses de plantão: você já ouviu aquela história de que este nome é porque só passava se os viajantes tivessem um grupo de quatro pessoas? Existe mesmo esta versão, devido a assaltos no alto da serra, mas ela foi descartada por Helena Carneiro, autora de Memórias de Passa Quatro, quando afirma que nada seria capaz de impedir os Irmãos Taveiras, famosos bandidos, de assaltar e trucidar tropas e tropeiros nas trilhas da serra.

Fonte: Setur de Passa Quatro

Foto: Paulo Fontes