Conhecido como Setembro Amarelo, o nono mês do ano é dedicado à prevenção do suicídio em todo País. A celebração teve início no Brasil em 2015 e visa conscientizar a população sobre o suicídio. O dia 10 deste mês é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante setembro inteiro. Com o tema “Agir salva vidas”, campanha deste ano chama atenção para as questões que envolvem a saúde mental.

Em favor da causa, o Legislativo de Bom Jardim de Minas aprovou por unanimidade no dia 03 de maio, o Projeto de Lei nº 30/2021, que Institui a Política Municipal de Valorização da Vida e da Saúde Mental, destinada à prevenção da depressão, do suicídio e da automutilação, de iniciativa da Vereadora e Presidente da Câmara Municipal, Eliana Maria Nunes, dando ensejo à Lei Municipal nº 1.619, sancionada pelo Prefeito Joaquim Laércio Rodrigues, em 18 de maio de 2021.

A Política de Valorização da Vida e da Saúde Mental tem como objetivo promover a saúde mental e identificar portadores de quadros depressivos com fim de restabelecer e manter seu equilíbrio mental a fim de inibir seus portadores de desfechos trágicos e acolhê-los às medidas terapêuticas disponíveis. De acordo com a Lei Municipal 1.619/2021 será desenvolvida em parceria com as secretarias municipais pertinentes, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, dando visibilidade à importância do diagnóstico e tratamento adequados de distúrbios emocionais e mentais que podem conduzir à depressão e/ou ao suicídio.

Fonte e foto: Câmara Municipal de Bom Jardim de Minas