COLUNA MGRede de Notícias do Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br

Primeira edição do “Canastra na Estrada”

            O queijo artesanal produzido na Serra da Canastra é destaque em evento realizado nos dias 20 e 21, em São Paulo. A primeira edição do “Canastra na Estrada” pretende divulgar o produto feito em Minas Gerais e ampliar a comercialização do queijo da Canastra no mercado paulista. O evento é realizado pela Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), em parceria com a Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro (ComerQueijo), o Sebrae São Paulo e o Sebrae Minas. No primeiro dia, o evento acontece no Sebrae e será fechado para lojistas que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a região da Canastra, seus produtores e seus queijos. (O Planalto – Araxá)

Inscrições para o CSFX Técnico

            O Colégio São Francisco Xavier (CSFX), administrado pela Fundação Educacional São Francisco Xavier, em Ipatinga, está com inscrições abertas de 20 a 30 de agosto, para o preenchimento de 630 vagas para bolsas de estudos integrais profissionalizantes. A ação faz parte do Trilhas de Futuro, um programa do Governo do Estado de Minas Gerais que vai capacitar cerca de 40 mil jovens e adolescentes de escolas públicas para atuar no mercado de trabalho por meio da formação técnica gratuita a partir deste ano. Os cursos serão realizados na modalidade presencial, respeitando as medidas sanitárias de prevenção à covid e têm duração de um ano e meio, informou a fundação. (Diário do Aço – Ipatinga)

PJF deve informar relação com alunos

            Em atendimento a pedido feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça determinou que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) encaminhe à Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Juiz de Fora a relação de todos os alunos especiais matriculados na rede pública municipal de ensino e disponibilize professores de apoio àqueles que necessitarem, “através de regular avaliação pedagógica, pelo tempo que se fizer necessário”. Assinada pelo juiz Ricardo Rodrigue de Lima, a decisão estipula o prazo de 20 dias para que a PJF atenda à determinação, período que já corre, uma vez que a decisão data do último dia 13. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Início das obras no Centro de Triagem

            As obras do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) que será construído no espaço do antigo Zoológico Municipal de Montes Claros deverão ser iniciadas no mês de novembro. A criação do centro será possível porque um termo de comodato, com duração de 25 anos, firmado entre o município e o estado, cedendo mais de 20 mil metros quadrados do espaço do Zoológico ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi assinado em 2019 pelo prefeito de Montes Claros, Humberto Souto. O Cetas abrigará animais silvestres capturados, resgatados ou entregues, vindos de locais inapropriados, como áreas urbanas ou o cativeiro. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Surto de covid-19 na Câmara

            As atividades na Câmara de Pará de Minas foram suspensas depois de ter sido detectado um surto de Covid-19. De acordo com a Câmara, a testagem em massa foi realizada na segunda, 16, e foram confirmados casos em parlamentares e servidores. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Gladstone Correa Dias, um dos parlamentares que foi testado como positivo, as dependências da Casa Legislativa ficarão fechadas até domingo, 22, e passarão por desinfecção. Os primeiros casos foram registrado nos vereadores Ronnie Barbosa e Márcia Marzagão, e em um assessor. (O Popular – Nova Serrana)

Prefeitura divulga novo decreto

            A Prefeitura de Uberlândia divulgou, nesta semana, mais alterações na flexibilização comercial. Eventos maiores e horários de funcionamento estendidos fazem parte do novo decreto que foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Município (DOM). Além da flexibilização do horário de bares e restaurantes, supermercados, mercearias, sacolões, padarias, lojas de conveniência e congêneres também poderão funcionar até às 23h, de segunda-feira a sábado, e aos domingos e feriados até às 18h. Outra novidade é a liberação para eventos sociais e corporativos maiores. Agora, são permitidas até 100 pessoas. (Diário de Uberlândia)

Suposto desvio será investigado

            Foi republicada no Diário Oficial dos Municípios, a Portaria 01/2021, assinada pelo prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, e pelo procurador do município, Leandro Luiz Mendes, que instaura Tomada de Contas Especial para investigar a execução do contrato nº 007/2019, porém o alvo principal é a aplicação de recursos provenientes de repasses federais e estaduais, em razão de compensações justificadas em antecipações de pagamentos pela prestação de serviços públicos de saúde. A Portaria foi assinada em 29 de março desse ano e publicada no Diário Oficial do dia 31 do mesmo mês, ocorrendo nova publicação no dia 9 de agosto. (Divinews – Divinópolis)