“O amor perfeito é a mais bela das frustrações, pois está acima do que se pode exprimir. Charles Chaplin”


Na psicologia a frustração é uma resposta emocional comum, relacionada a raiva, aborrecimentos e decepções. Ela surge da resistência de cumprir s vontade de um indivíduo e provavelmente aumenta quando a vontade ou objetivo for negado ou bloqueado. Este sentimento costuma surgir quando algo desejado ou esperado não ocorre e pode estar relacionada com a sensação de incapacidade quando este acontecimento dependia da própria pessoa. Exemplo: Estudar muito e não ser aprovado. Casar pensando que teria um tipo de vida e depois perceber que não é nada disso.
Como superar a frustração:
✓ O sentimento de frustração serve para comunicar que o que você está fazendo atualmente para satisfazer uma ecessidade não está funcionando, e por isso você deve tentar uma abordagem diferente.
✓ A frustração faz você sentir como se tivesse pouco ou nenhum controle sobre sua própria situação e ambiente. Também é comum você querer desistir, pois nada parece estar dando resultado. Medo e raiva são dois sentimentos comuns que estão associados com a frustração, assim, você precisa vencê-los.
✓ Se você está se sentindo frustrado, pergunte-se “O que estou fazendo que não está funcionando?”
✓ Para eliminar a frustração, você precisa fazer algo que satisfaça uma necessidade. Para isso, primeiro determine qual sentimento ou sentimentos estão atualmente causando a frustração, para então determinar a mensagem eles estão tentando comunicar a você.
Alguns dos sentimentos que podem levar à frustração e à possível mensagem que podem estar passando, são:
Aborrecimento: necessidade de estímulo mental
Cólera: sensação de que algo é injusto
Fobia: você se sente ameaçado por algo
Esgotamento: você não está feliz com a maneira como as coisas são
Isolamento: a necessidade de estar com os outros
Estresse: necessitando de um tempo para cuidar de você e relaxar
Conflito: você não se sentir confiante em suas habilidades

Agora, é interessante você estar ciente que a frustração faz parte do caminho de quem quer crescer, de quem busca passar de fase. Porém, a inteligência emocional é o que nos diferencia e é a capacidade de superar essa insatisfação, é o que nos faz amar os problemas, e consequentemente, quem resolve problemas recebe recompensas.
Que você tenha uma semana próspera e de muitas conquistas.

Marcos Sipriano é Master Coach, formado pela SBCoaching, Palestrante, Mentor e Pastor.
Instagram: @marcossipriano7