“Empatia não é só a capacidade de se colocar no lugar do outro é o esforço em entender que podia ser você”.

Nobres, de acordo com a psicologia, a empatia é a habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa ou ainda a compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outro indivíduo.
A empatia é nutrida pelo autoconhecimento e quanto mais consciente você estiver sobre suas emoções, maior facilidade terá de entender o sentimento alheio. Ser uma pessoa empática, portanto, possui estreita relação com entender melhor nossos próprios sentimentos e ter uma compreensão mais ampla do mundo que nos rodeia. Além disso, a empatia pode conectar pessoas, dissipar preconceitos e atenuar hostilidades.
A pessoa que tem empatia possui dentro de si o amor. Somente uma pessoa que tem amor é capaz de transbordar e se colocar no lugar do outro. “A empatia abre portas para o amor realizar os milagres e torcer pelo sucesso do outro.”
Apesar de haver uma definição padrão para o termo, a empatia pode ser dividida em diferentes tipos, sendo que cada um deles representa uma forma desse estado se manifestar nos indivíduos. Veja abaixo:

•Empatia cognitiva: se refere à capacidade que alguém tem de entender como outras pessoas se sentem e no que elas podem estar pensando. Este tipo de empatia ajuda a melhorar a comunicação entre os indivíduos, porque auxilia no processo de assimilação de informações.
• Empatia emocional ou “empatia afetiva”: esse tipo diz respeito à habilidade de partilhar dos sentimentos de outrem. É o clássico “sentir as dores do outro”. Esse tipo de empatia ajuda na construção de laços afetivos.
• Empatia compassiva: este acaba sendo um tipo que detém certa complexidade, uma vez que envolve não apenas emoções e sentimentos, mas sim ações: ajudar os outros de modo direto e prático.

Como desenvolver sua empatia?
**Aprenda a ouvir com atenção.
**Não julgue.
**Identifique seus próprios sentimentos.
**Seja gentil se não puder dar atenção no momento e evite demonstrar tédio, pressa ou cansaço.
**Se esforce para entender a todos, até os que te tiram do sério.
**Aprenda a lidar com a própria dor e com a dor do outro.
**Sorria.

A empatia requer que o egocentrismo saia de cena e de lugar ao altruísmo, isto é, ajudar outras pessoas sem esperar nada em troca.
Que você tenha uma semana extraordinária e se lembre que “cada indivíduo é único e essa é a beleza da vida”.

Por: Marcos Sipriano é Master Coach, formado pela SBCoaching, Palestrante, Mentor, e Pastor.
Instagram: @marcossipriano7

Veja o Frente a Frente sobre a Empatia