A ação foi alusiva ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais

O Governo Municipal de São Lourenço, realizou na tarde desta sexta-feira (30/07), na Praça João Lage, uma ação de testagem para detectar as Hepatites Virais. A testagem aconteceu entre 9h e 16h e disponibilizou 400 Testes Rápidos. A ação foi alusiva ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais.

Os testes rápidos necessitam de apenas uma gota de sangue e identificam as Hepatites B e C precocemente para que os pacientes iniciem o tratamento o mais rápido possível. Ao todo foram disponibilizados 400 testes, sendo 200 para cada um dos tipos da doença. Do total disponibilizado, foram realizados 266 exames e dois foram positivos.

As hepatites são doenças silenciosas que agridem o fígado sem apresentar muitos sintomas, causando vários graus de cirrose, inclusive o câncer de fígado. As doenças podem ser transmitidas por meio das relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de objetos cortantes a exemplo de alicates de unhas, barbeadores, agulha e seringas, escovas de dente, tatuagens e piercings.

“O tratamento para hepatite C é realizado gratuitamente com antirretrovirais durante 12 a 24 semanas podendo apresentar cura. A hepatite B é crônica. O tratamento inclui exames de acompanhamento e a pessoa pode deixar de tomar os medicamentos ao longo do tempo, mas deverá sempre fazer o controle”, informou Fabiola Castro, coordenadora do SAE/CTA, da Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário Municipal de Saúde, Ricardo Luiz Christo Coelho, informou que o serviço a testagem é disponibilizado nas 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “As pessoas que não conseguiram fazer o teste hoje, devem ir até umas das 10 Unidades Básicas de Saúde ou no SAE/CTA, que fica próximo ao Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), o antigo Centro Viva Vida para fazer a testagem”, disse.

Fonte e fotos:Ascom Prefeitura de São Lourenço