Do total de 355 unidades de vacina contra a COVID-19 que chegaram a São Vicente de Minas na semana passada, 255 são utilizadas para aplicar a primeira dose, e 100, para a segunda.

Na última sexta-feira, dia 23 de julho, foi finalizada a vacinação com a primeira dose para as pessoas com 43 anos de idade, e iniciado o trabalho para os vicencianos de 42 anos.

A previsão é concluir a aplicação da primeira dose no público de 42 anos nessa segunda, dia 26, e então iniciar a vacinação da faixa etária que vai até os 39, conforme o agendamento de cada unidade do Programa de Saúde da Família (PSF).

Quanto aos trabalhadores das indústrias instaladas no município, a primeira dose da vacina é aplicada nos que têm 35 anos de idade.

O trabalho é realizado em todas as fábricas, em ordem decrescente de idade, já que não há doses disponíveis para vacinar todos os funcionários de uma só vez. O agendamento é feito conforme a chegada de novos lotes.

É fundamental lembrar que, mesmo quem já tomou as duas doses ou a dose única (no caso da vacina da Janssen), precisa continuar usando máscara, além de manter o distanciamento de outras pessoas e não permanecer em aglomerações.

Isso porque, ainda que esteja menos sujeita às formas mais graves da doença, a pessoa pode não apresentar sintomas, no caso de estar contaminada pelo novo coronavírus, e transmitir a COVID.

Somente deve sair de casa quem realmente necessitar. As mãos devem ser frequentemente lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel. Juntos somos mais fortes no combate à COVID-19.

Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura de São Vicente de Minas