Um encontro realizado nesta quarta-feira (21) no Centro de Convenções de Caxambu, foi a oportunidade para apresentar o projeto “Incluir” da Secretaria de Desenvolvimento Social promovido por meio da Central de Produção Inclusiva.

O programa foi criado com a finalidade principal de gerenciar vários projetos, destinados a formação profissional, de inclusão social e geração de renda das famílias mais necessitadas atendidas pelos programas assistenciais do Governo Federal.

O programa “Incluir” condensa e alinha como a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Central de Inclusão Produtiva, vem se preparando e reunindo condições para dar efetividade a resolução das inúmeras vulnerabilidades causadas pela falta de fontes geradoras de renda.

O gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Patrick Gadben  falou da importância da aproximação da iniciativa privada e do comprometimento com a causa social e da busca pela formação de mão de obra e consequente inserção no mercado.

Na ocasião, foram apresentados os vários projetos já em execução e também aqueles que serão iniciados em breve, como: Produção Agrícola Familiar; Marcenaria  – “CriArte”; Formação de Soldadores, Panificação  – “ Mão na Massa”, Corte e Costura –  “Ponto-a-Ponto”, Escola do Queijo Artesanal  – “PEQA” e Escola de formação Profissionalizante  – “Construir” com formação de pedreiros, eletricistas, bombeiros hidráulico e predial e também pintor predial.

Estiveram presentes os seguintes empresários: Daiana da Emplacar; Luciano Maia, Luciléia e Diego Arnaut da Pedras Maia; Glauber da Cotrans; Emerson da Construtora Topázio que representou também a UNIR – Unidos pelos Irmãos, entidade filantrópica da qual fazem parte alguns empresários que apoiam causas sociais.

Também participaram o presidente do Sindicato Rural de Caxambu, Eduardo Rafael e Ana Maria Arsênio, mobilizadora do SENAR, além de representantes do Legislativo, Vereadores Gilson, João Sapê e Dennis Renato.

Foram entregues pelo sr. Emerson os EPIs (equipamentos de proteção individual) para o Curso de Soldador que foram doados pela GT MOTORES de Baependi, Marcon Materiais de Construção e Construtora Topázio e por outras organizações. Quem recebeu o material foi o servidor municipal Evandro, formado Técnico Soldador pelo SENAI e que foi cedido pela Secretaria de Obras para atuar como instrutor do Curso de Soldador que iniciará em breve.   

Fonte e fotos: Prefeitura de Caxambu