Em Sessão Ordinária realizada no dia 19 de julho, foi apreciado e votado pelos vereadores do município 04 (quatro) projetos de lei ordinária, sendo 02 (dois) de autoria de vereadores e 02 (dois) de autoria do Executivo Municipal.Iniciando a Matéria da Ordem do Dia, foi apresentado o Projeto de Lei Ordinária nº 54/2021, de autoria do Vereador Ricardo Paquito que “Institui a Galeria de Ex-Prefeitos e Vice-Prefeitos da Prefeitura Municipal de Monte Sião e dá outras providências.”O projeto de lei tem por objetivo prestar homenagem aos ex-prefeitos e vice-prefeitos de Monte Sião, pelos relevantes serviços prestados em nosso município. “Se atualmente os desafios na administração municipal são grandes, antigamente eram muito maiores. Os recursos eram escassos, pouca infraestrutura e todos contribuíram para criar condições para que Monte Sião se desenvolvesse”, pontuou o vereador em sua justificativa.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Dando prosseguimento à sessão, foi apreciado o Projeto de Lei Ordinária nº 55/2021, de autoria do Vereador Maurício Zucato Júnior que “Dispõe sobre a criação do “Museu do Tricô e das Máquinas Retilíneas de Monte Sião” e dá outras providências”.“A criação do Museu se justifica porque há um vasto acervo máquinas, objetos, imagens, documentos, peças de tricô, fios para tecelagem e outros bens de interesse histórico que precisam ser preservadas com o objetivo de tanto conservarmos nossa história quanto educarmos nossos futuros munícipes.Faz-se necessário disponibilizar tais materiais de grande valor histórico e cultural, que se encontram, no entanto inacessíveis à maioria da população por estarem geograficamente dispersos, e em propriedade de particulares”, frisou o vereador ao defender sua propositura.

O projeto também teve voto favorável pela unanimidade dos vereadores. O terceiro projeto a entrar na pauta da noite, foi o Projeto de Lei Ordinária nº 62/2021 de autoria do Executivo Municipal que “Altera a Lei n° 2.431 de 29 de dezembro de 2017 que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio de 2018/2021, a Lei n° 2.601, de 15 de junho de 2020 – Lei de Diretrizes Orçamentárias e autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente e estabelece outras providências.”A proposta do referido projeto tem por objeto incluir no PPA 2018/2021 no Programa de Governo: n° 0051 – Vida e Saúde, a Ação 1.189 – Ampliação de Quadras, Ginásio e Campos, bem como inserir no Demonstrativo de Metas e Prioridades da Administração Municipal no anexo integrante da Lei de Diretrizes Orçamentárias n° 2.601, de 15 de junho de 2020, a Ação: 1.189 – Ampliação de Quadras, Ginásio e Campos no valor total de R$ 365.000,00 (trezentos e sessenta e cinco mil reais), cujo objetivo é ampliar o campo de futebol do “Estádio Municipal Prefeito Antônio Osvaldo Bernardi”.

Projeto aprovado por unanimidade.E por fim foi apreciado o Projeto de Lei Ordinária nº 64/2021, de autoria do Executivo Municipal que “Altera o inciso I do art.4º da Lei nº 2. 655, de 28 de dezembro de 2020, que: “Estima a receita e fixa a despesa do município de Monte Sião para o exercício financeiro de 2021.”. O projeto teve por objetivo aumentar o percentual de suplementação do Executivo Municipal no orçamento municipal de 10% para 25%.Após justificativas prós e contras por parte dos vereadores o referido foi rejeitado por 5 (cinco) votos a 4 (quatro) devido aos vereadores entenderem que houve falta de planejamento no orçamento e que os mesmos se prontificaram a votar todos os créditos especiais enviados pelo Executivo. Assim também, da mesma forma poder participar mais dos assuntos relacionados ao município.

A votação dos Projetos e tudo que aconteceu durante Sessão Plenária você acompanha pelas redes oficiais da Câmara Municipal.

Fonte e Foto: CM Monte Sião