O setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde criou o projeto “Ame Seu Lar” no qual tem o objetivo de conscientizar a população a adotar medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A primeira ação deste projeto foi realizada na última quinta-feira, 15, quando a equipe de epidemiologia coordenada pela encarregada Monalisa Ribeiro, visitou diversas residências do município e recolheu sucatas que serviam como criadouro do mosquito e outros insetos prejudiciais à população.

De acordo com a encarregada, foram recolhidos pneus, garrafas plásticas e de vidro, fogão e armários.

“A ação foi um sucesso e pretendemos dar continuidade. Fizemos uma limpeza grande e recolhemos muita coisas que foram encaminhadas à UTC e doadas à AME. Em nome de toda a equipe, gostaria de agradecer a todos os moradores que abraçaram o nosso projeto e às Secretarias de Agricultura e Obras que também foram grandes parceiras nesta ação”, afirmou Monalisa.

A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

Confira algumas delas:

– Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

– Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

– Manter caixas d’agua e baldes bem fechados;

– Remover galhos e folhas de calhas;

– Não deixar água acumulada sobre a laje;

– Tampas as lixeiras;

– Manter os vasos de plantas e flores com areia;

– Não jogar lixo em terrenos baldios

Fonte e fotos: Prefeitura de Madre de Deus de Minas