O prefeito de Madre de Deus de Minas, Osmar Oliveira, a secretária de Assistência Social Jussara Souza e o líder do governo na Câmara, vereador Valmir Oliveira estiveram na manhã desta quarta-feira, 14, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) que fica na Cidade Administrativa em Belo Horizonte.

O motivo do encontro foi para apresentar algumas demandas do município e articular ações que possam beneficiar a população de Madre de Deus de Minas por meio de cursos de capacitação e iniciativas de economia popular solidária.

“Fizemos uma pesquisa há dois meses e identificamos que existem muitas mulheres donas de casa ociosas em nosso município e que precisam de oportunidades de emprego para que possam gerar renda e contribuir com as despesas domésticas. Já elaboramos vários projetos para a capacitação de mão-de-obra, mas agora precisamos do apoio do Governo do Estado e este foi o nosso objetivo com a reunião hoje”, afirmou Jussara.

Durante a reunião, a Secretária de Estado Elizabeth Jucá apresentou propostas de cursos na área de empreendedorismo em parceria com o SEBRAE para que essas mulheres aprendam a administrar o seu dinheiro e tenham condições de comercializá-lo.

Dentre várias outras opções, foi discutida também a possibilidade da implantação da “Horta Urbana”, um projeto do Estado ligado à área de segurança alimentar e que tem por objetivo criar uma horta na cidade para que homens e mulheres possam cultivá-la e consequentemente comercializá-la.Este projeto conta com a assessoria da Emater e despertou o interesse do prefeito Osmar.

“Foram discutidos muitos assuntos relevantes em nossa reunião com a secretária e que por sinal foi muito produtiva. No primeiro momento, vejo uma grande possibilidade de executarmos o projeto Horta Urbana em nosso município e garantir que homens e mulheres tenham oportunidades de trabalho e geração de renda. Faremos um estudo criterioso sobre isso e vamos dialogar com a população para identificarmos os possíveis interessados em participarem deste projeto”, destacou.

O vereador Valmir acredita que a parceria entre o legislativo e o executivo é fundamental para um trabalho bem sucedido em prol da população.

“Sempre que possível, estou presente unindo forças de forma a contribuir e fazer com que o nosso município avance em todos os segmentos. Já deixei claro ao prefeito Osmar que o meu mandato é para somar e que estarei sempre à disposição e pronto para ajudar no que for preciso”, reiterou.

Fonte e fotos: Prefeitura de Madre de Deus de Minas