“A opinião é uma mercadoria barata de quem não tem compromisso com resultado!”


O domínio próprio também é chamado de moderação, temperança e autocontrole sobre nossas próprias vontades e desejos. É através dele que alguém consegue controlar seus atos e suas emoções. Além disso, consegue dominar os seus mais fortes impulsos, pois se você não controla os sentimentos e impulsos, eles te controlam.
A pessoa que tem o domínio próprio, não admite que sentimentos e desejos estejam no controle de suas vidas e também não se deixam dominar por costumes, atitudes e paixões. “Não é preciso ser um monstro para cometer uma monstruosidade. Basta não ter domínio próprio.” E esta é uma grande verdade. Não podemos subestimar o que a falta de domínio próprio pode fazer. Por isso, devemos buscá-lo com todas as nossas forças. Concentre-se em ser o mais assertivo possível, tente controlar sua fala. “A língua é um dos maiores causadores de problemas. Há um texto das Sagradas Escrituras que diz : ”Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.” Por isso, é fundamental pensar um pouco mais antes de sair falando qualquer coisa.
Confira algumas dicas que irão lhe auxiliar nesse processo:
✓ Entenda sobre seus sentimentos: Analise sempre suas ações e verifique se há excessos. Veja suas fraquezas e procure trabalhá-las.
✓ Conheça mais sobre si mesmo: aprenda mais sobre os seus gostos, desejos e anseios.
✓ Medite: dedique no mínimo cinco minutos por dia para técnicas de relaxamento.
✓ Defina seus objetivos: Definir o que pretende fazer e aonde quer chegar é indispensável para seu processo de evolução pessoal e superação de crenças limitantes.
Assumir o controle da sua própria vida é importante para que você consiga ter bons relacionamentos e ser bem-sucedido em todas as áreas da sua vida.
Te desejo uma semana abençoada!


Marcos Sipriano é Master Coach, formado pela SBCoaching, Palestrante, Mentor, e Pastor.
Instagram: @marcossipriano7

Acompanhe o Frente a Frente sobre o Domínio Próprio