“Pessoas altamente proativas assumem a responsabilidade; elas não culpam as circunstâncias ou as condições por seu comportamento. Suas atitudes são produto de opções conscientes, baseadas em valores, mais do que produto das condições baseadas em emoções… Se nossa vida é resultado de condicionamentos e condições é porque, conscientemente ou
por inércia, decidimos dar a essas coisas o poder de nos controlar.”
Stephen Covey

A proatividade é a disposição que a pessoa tem de assumir responsabilidades com iniciativa e determinação. Ser proativo faz diferença nos resultados alcançados e na percepção que as outras pessoas têm a nosso respeito.
Portanto, quando pensamos em produtividade, normalmente associamos ao ambiente corporativo. Realmente, essa é sim uma característica muito valorizada no mercado de trabalho, mas vai muito além disso, a proatividade pode ser desenvolvida em diferentes áreas da nossa vida, e não vem de forma automática, ela deve ser um exercício, um hábito que tem que ser criado, estimulado e desenvolvido.

A proatividade pode transformar a sua vida! Veja alguns benefícios de pessoas proativas:

▪ Elas não têm problema com tempo, não procrastinam: como não deixam nada para última hora, pessoas proativas, não passam sufoco para cumprir metas e conseguem organizar com facilidade a realização das tarefas diárias.
▪ Raramente ficam desempregadas: pessoas proativas têm alta competitividade no mercado de trabalho e, dificilmente, ficam sem emprego, exatamente, porque as organizações estão sempre à procura de profissionais que gostam de encarar desafios e inovar nas soluções.
▪ São destaque no mercado de trabalho: tais profissionais se destacam porque, agregam valores à empresa que prestam serviço, com isso, são reconhecidos e recompensados por seus resultados.
▪ São mais realizadas e felizes: os proativos têm mais satisfação na vida, porque não são acomodados e buscam sempre evolução. São determinados e estão sempre motivados na busca de seus objetivos.

Suas principais características:

**Não esperam ordens para executar tarefas;
**Conseguem enxergar além da situação e se antecipam aos problemas apresentando soluções práticas;
**Diante dos desafios, focam na solução e não no problema e apresentam resultados além do esperado; seu trabalho é de excelência;
**Busca formas de otimizar o tempo e execução de suas tarefas;
**São adaptáveis à qualquer ambiente e dispõe de energia contagiante;
**Cumprem metas, inovam em seus resultados e são comprometidos, determinados e responsáveis.
Nobre, ser proativo irá transformar a sua forma de agir e de enxergar o mundo ao seu redor. A proatividade é fundamental para o sucesso de sua carreira e para a sobrevivência da organização da qual você faz parte. Então,
aproveite e coloque sua produtividade em pratica.
Te desejo uma semana abençoada e proativa!

Por: Marcos Sipriano é Master Coach, formado pela SBCoaching, Palestrante, Mentor, e Pastor.
Instagram: @marcossipriano7

Acompanhe o Frente a Frente com esse tema