Após ampla reforma, o Município de Passa Quatro inaugurou hoje o Pronto Atendimento Municipal “Dr. Irineu Inácio da Silva”. A unidade de saúde está com novo piso, pintura, sinalização, iluminação, acesso exclusivo para emergências, banheiros adaptados para cadeirantes, estacionamento exclusivo para ambulância, além de novas salas e equipamentos, muito mais moderna, segura e confortável para o povo passaquatrense e os profissionais da saúde.

Durante a inauguração, o prefeito de Passa Quatro, Henrique Nogueira Gonçalves, relembrou o 1º dia do antigo mandato, em 2017, quando ele e o ex-prefeito Antonio Claret Mota Esteves visitaram o Pronto Atendimento Municipal e perceberam que nosso povo merecia mais respeito e dignidade, momento em que reforçaram o compromisso de dar nova vida ao Pronto Atendimento. Henrique reforçou o compromisso de sua gestão com os investimentos na saúde, comentou sobre o mutirão de vacinação da COVID-19 (que acontece hoje na cidade) e lamentou as perdas que o Município teve em função da pandemia do novo coronavírus. O vice-prefeito Marco Torres parabenizou a reforma e expressou seu desejo de que a unidade seja bem utilizada.

O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Guedes, comentou sobre seu sonho pessoal de revitalizar o Pronto Atendimento, visto que já trabalhou por muitos anos como enfermeiro na unidade, e comemorou a conquista. O médico e ex-prefeito, dr. Paulo Egídio Fonseca de Luca, iniciou sua fala enaltecendo o SUS, que em tempos de pandemia vem salvando e resgatando tantas vidas, também relembrou a inauguração do Pronto Atendimento Municipal, feita em sua gestão e reestruturada na gestão do ex-prefeito Acácio Mendes de Andrade e elogiou os investimentos na saúde que vem sendo feito nos últimos anos.

O médico dr. Francisco de Assis Pelegrini Cancela parabenizou os profissionais que estão na linha de frente durante essa pandemia, que já levou alguns de seus colegas da área da saúde, entre eles Dr. Irineu e o Carlão do Raio X, e pediu mais empatia com todos que estão trabalhando por uma Passa Quatro melhor, finalizando sua emocionante fala frisando que “essa é uma importante obra para amenizar o sofrimento das pessoas”. O ex-prefeito Acácio Mendes de Andrade elogiou a atual administração por seu compromisso com os mais pobres e necessitados e lamentou as perdas do ex-prefeito Claret, do Dr. Irineu e do Carlão, além de tantas outras vidas levadas pelo coronavírus, lembrando que ele também já foi uma vítima da Covid-19.

A presidente da Câmara de Vereadores, Marcinha Guedes, idealizadora da homenagem ao dr. Irineu, que leva o nome do Pronto Atendimento, parabenizou a gestão atual e reforçou seu compromisso com a população. O maestro da Corporação Musical Santa Cecília de Passa Quatro, Agnaldo Perrota, entregou para a família do Dr. Irineu um dobrado de sua autoria com o nome do falecido médico, que integrava a banda, tendo sido inclusive maestro dela, e que era um apaixonado por música.

Fonte e fotos: Prefeitura de Passa Quatro