O município de Serranos tem novas regras para o enfrentamento à covid-19. É o que determina o decreto nº 5697/2021, publicado em 28 de maio.

Em seu segundo artigo, o município mantém as proibições de realização de eventos públicos e atividades com a presença de público que envolvam aglomeração de pessoas, como festas e encontros automobilísticos ou ciclísticos. Também continuam proibidos o acesso, circulação e permanência de transporte coletivo particular de outros municípios e o acesso, circulação e permanência de cavalgadas, ciclistas e motociclistas de outros municípios. Aos comerciantes, mantém-se a proibição de colocação de mesas fora do espaço comercial autorizado e apresentação de música ao vivo em pesqueiros, bares e restaurantes.

As atividades religiosas ficam mantidas com a presença de fieis desde que tomadas as devidas precauções de acordo com os protocolos oficiais de enfrentamento e prevenção da covid-19, como uso de máscara, álcool em gel e número restrito de pessoas.

Os estabelecimentos comerciais, como hotéis, bares, mercados, padarias e farmácias, devem atentar também para o funcionamento dentro do limite de 40% de sua capacidade total. Após às 20h, fica proibido o funcionamento dos estabelecimentos comerciais exceto o funcionamento de delivery para o comércio de gêneros alimentícios. Mas atenção: após o horário determinado, é proibida a venda e retirada de produtos no balcão além da comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive por meio de delivery.

O consumo de bebidas alcoólicas também está proibido em vias e espaços públicos. Os estabelecimentos comerciais abertos ao público deverão manter obediência aos protocolos sanitários da OMS.

Confira abaixo o decreto completo:

Fonte: Prefeitura de Serranos