Rede de Notícias do Sindijori MG – www.sindijorimg.com.br

Sindcomércio comemora recuperação

Celebrado este ano no dia 9 de maio, o Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, só perdendo para o Natal. O período afeta positivamente 66,3% das empresas que compõem o setor em Minas Gerais. É o que mostra a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães 2021, realizada pela Fecomércio Minas Gerais. O presidente do Sindicato do Comércio de Montes Claros (Sindcomércio), Glenn Andrade, afirma que o Dia das Mães se destaca pelo forte apelo emocional e comercial, gerando diversas oportunidades de negócios. Andrade afirma que é esperada expansão nas vendas de até 5% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Consórcio pede pavimentação

O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço, Ailton Silveira, entregou ao Governador Romeu Zema (Novo) documento pedindo a pavimentação asfáltica do trecho de 18 km, que liga o distrito de Revés do Belém (Bom Jesus do Galho) ao município de Vargem Alegre. O governador se reuniu com dezenas de prefeitos da região, na semana que passou, na sede da Faculdade de Filosofia e Ciências Contábeis de Caratinga (Fafic). No documento, Ailton relata a importância da obra que, dentre outros benefícios, proporcionará rapidez no transporte de pacientes de hemodiálise dos municípios próximos à rodovia MG 425 até Ipatinga e Caratinga. (Diário de Caratinga)

Uberaba é a segunda em dengue

Uberaba é a segunda cidade com maior número de casos prováveis de dengue em todas as regiões de Minas Gerais, perdendo apenas para Cataguases, que fica no sudeste do Estado, próximo à divisa com o Espírito Santo. Informação consta em boletim epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika, divulgado esta semana pela Secretária de Estado de Saúde (SES). Uberaba registrou nesse período 1.208 casos prováveis de dengue. Cataguases, que é a cidade com maior número, tem 1.384, e o terceiro lugar fica com Belo Horizonte, totalizando 1.178 casos suspeitos de dengue.

Conselho em Manhuaçu renovado

Foram empossados os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural na sede da Prefeitura de Manhuaçu. O conselho é formado por representantes da administração municipal e da sociedade civil, com um mandato de três anos. O presidente do conselho, Fabrício Santos, destaca que o conselho pretende aumentar a lista de patrimônios imateriais de Manhuaçu. “O conselho ajuda exatamente nessa parte de salvaguarda dos patrimônios culturais, a monitorar, fiscalizar, preservar, fazer inventário dos bens e também indicando para que eles sejam tombados, fazer essas avaliações”, afirmou. (Diário de Manhuaçu)

Crea fiscaliza empreendimentos

Foi realizada em Teófilo  Otoni e região uma blitz  de fiscalização do Conselho  Regional de Engenharia e  Agronomia de Minas Gerais  (Crea-MG). Uma equipe composta por  seis fiscais vai percorrer  cerca de 120 empreendimentos da construção civil, verificando atividades  relacionadas à engenharia  civil, elétrica, mecânica e  de segurança do trabalho. O objetivo da blitz é reforçar as ações de rotina  que já são realizadas pela  Inspetoria de Teófi lo Otoni. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Zema beneficia assessores

O governador de Minas, Romeu Zema, aplicou um “truque” antigo para beneficiar dois gestores das maiores estatais do Estado. Mesmo com salários já considerados altos para a realidade brasileira, os presidentes da Cemig e da Copasa foram indicados para integrar ao Conselho de Administração (CA) das companhias e, assim vão engordar ainda mais suas remunerações. Entretanto, como o Estatuto das duas maiores empresas mineiras prevê que o presidente ou qualquer diretor que seja também conselheiro não pode receber dois pagamentos da mesma empresa, a indicação foi cruzada. (Divinews – Divinópolis)

Idosos com passe livre em Formiga

A administração municipal publicou Decreto com novas flexibilizações para as medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Entre as mudanças, está a liberação do cartão de passe livre do transporte coletivo para pessoas com 65 anos ou mais. Tal medida só foi possível devido ao avanço da imunização para os grupos destas faixas etárias. Além disso, está permitido que restaurantes utilizem o sistema de self-service, devendo o estabelecimento fornecer luvas descartáveis para o cliente utilizar no momento de se servir e outras providências. (Nova Imprensa – Formiga)