A 5ª Expedição Ambiental Rio Verde e seus afluentes está concluída! Nessa segunda-feira, 10 de maio, foi o último dia de navegação do ambientalista Ronipeterson. Com a chegada no Pontalete (divisão de Varginha, Elói Mendes e Três Pontas), mais uma vez, ele cumpre sua missão de desbravar e mostrar a realidade desse rio tão importante para mais de 30 municípios que compõem a bacia hidrográfica. Foram mais de 300 mil remadas e mais de 300 quilômetros percorridos! Infelizmente, não há nada para comemorar nesse encerramento! Roni chega nesse último dia com a conclusão de que nada melhorou: as águas continuam sendo contaminadas e tratadas com descaso pela população e poder público dos municípios envolvidos.
A edição desse ano contou com o apoio do nosso mandato. Professor Cleiton é um grande defensor das águas, autor da Emenda 106 que tornou os Lagos de Furnas e Peixoto patrimônios do povo mineiro, para garantir as cotas mínimas do nível da água. Por isso, quando soube da história de Ronipeterson abraçou mais essa causa. Inclusive porque o Rio Verde tem influência direta no Lago de Furnas.
Com muito cansaço e dores físicas, o ambientalista finalizou a expedição com “dor do coração”. Ele relatou que desde o dia 23 de abril, quando saiu de sua casa rumo a Passa Quatro, pode verificar diversos crimes ambientais. “A mensagem que quero deixar é essa: preservem as nascentes! Eu venho falando que o rio vai morrer e ninguém acredita! Ele está muito degradado. Nós precisamos pensar no rio como se fosse alguém da família que precisa de ajuda. Essas águas são sagradas, nascem puras e estão sofrendo todo tipo de desprezo ao longo do caminho. É preciso consciência para mudar a história do Rio Verde e a nossa também”, desabafou.
Estamos preparando uma #live especial de encerramento da expedição, com a participação de Ronipeterson e do deputado Professor Cleiton. Na ocasião, serão abordados os detalhes da jornada e de um relatório que será preparado e entregue aos órgãos competentes. Iremos divulgar a data em nossas redes!
Em breve, também iremos divulgar os resultados das análises técnicas com o diagnóstico das amostras de água coletadas em vários pontos do Rio Verde, graças uma parceria com a UNIFAL e o Circuito Turístico Lago de Furnas.
Muito obrigado a você que acompanhou nossos boletins diários com as notícias dessa 5ª Expedição! O documentário completo com vários vídeos produzidos durante o percurso serão disponibilizados no canal do Youtube!
Deus abençoe o RIO VERDE e a todos que dependem dele!

Fonte: Ascom Deputado Estadual Professor Cleiton