O selo especial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi sancionado pelo prefeito Lili, depois de ser aprovado quase por unanimidade pela Câmara Municipal.

Sete vereadores votaram a favor e somente um, Jonas Leite, se posicionou contra o projeto, que verifica a qualidade e amplia o mercado da produção rural na cidade.

O processo de emissão do selo vai comprovar a qualidade dos itens de origem animal ou vegetal, representando um avanço para o trabalho dos produtores rurais do município.

E, a partir de agora, além da possibilidade de fornecimento de material para a merenda das escolas municipais, o que for produzido poderá ser vendido em outras cidades da região.

O SIM torna possível vender a produção também nos outros 17 municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes – CIGEDAS Vertentes.

“Essa é uma forma de valorizar ainda mais o pequeno produtor rural vicenciano, com a regularização do trabalho e o aumento do faturamento para o setor, que é fundamental para a economia de São Vicente de Minas, com importante geração de emprego e renda”, observa o prefeito Lili.

O SIM torna possível padronizar os procedimentos, monitorando e inspecionando o rebanho animal e os produtos agrícolas, bem como o local e a higiene da industrialização, para adequação às exigências sanitárias previstas em lei.

Nas inspeções, são vistoriados a estrutura física do estabelecimento, os equipamentos e as atitudes relacionadas às boas práticas de fabricação, como a higienização e procedimentos diversos.

Os produtores interessados em obter a certificação devem fazer contato por meio do e-mail agricultura@saovicentedeminas.mg.gov.br ou pelo telefone (35) 3323-1350.

Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura de São Vicente de Minas