Rede de Notícias do Sindijori MG – www.sindijorimg.com.br

Abril é o mês com mais casos

            Os dados do Boletim Epidemiológico, atualizado pela última vez nesta segunda-feira, 26, indicaram a confirmação de 75 novos casos de covid-19 em 24h em Barbacena. Os novos positivos fazem com que o mês de abril se torne o mês com mais casos da doença na cidade desde o início da pandemia em março de 2020, trazendo um total de 953 confirmações. Além disso, também foi confirmado um novo óbito por complicações da doença. O quarto mês de 2021 já ocupa o primeiro lugar no número de mortes, totalizando 47. (Folha de Barbacena)

 Centro-Oeste receberá investimentos

            Cerca de 45 cidades da região Centro-Oeste de Minas vão receber, do Governo Federal, R$ 1.472.661,80 em recursos para o desenvolvimento de ações de apoio à gestação, pré-natal e puerpério, devido ao cenário crítico instalado saúde pública nacional, durante a pandemia da covid-19. O repasse tem objetivo de garantir o cuidado para com as gestantes e puérperas, além de melhorar a busca por casos com suspeita de síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave e o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19.O total do repasse liberado pelo Ministério da Saúde é de mais de R$ 247 milhões. (Jornal Cidade MG- Lagoa da Prata)

Pesquisa detecta novas variantes

            As cepas britânica e brasileira do Sars-CoV-2 estão circulando em Viçosa e Ponte Nova. É o que aponta a recente pesquisa feita pelos laboratórios da Universidade Federal de Viçosa que estão realizando os testes de PCR para identificação da Covid-19. Entre os dias 05 e 09 de abril, as equipes de pesquisadores coletaram 17 amostras de casos positivos, sendo nove de Viçosa e oito de Ponte Nova, para fazer um sequenciamento genético. O resultado apontou a presenta das variantes britânica (B.1.1.7 e B1) em 2 amostras e da variante brasileira, detectada inicialmente em Manaus (P1) em outras 15 amostras. A UFV diz que informou oficialmente à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) sobre o resultado da pesquisa. (Folha da Mata- Viçosa)

Itabirito gera emprego

            Itabirito está no top 20 de municípios que mais geraram empregos com carteira assinada no Brasil em 2020. Foram geradas 3.557 vagas, de acordo com dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados recentemente pelo Ministério da Economia. “Mesmo em tempos de pandemia, alcançamos índices importantes de geração de emprego e renda em 2020. Isso é fruto de um trabalho sério e compromissado da administração municipal, garantindo apoio ao cidadão que busca oportunidades no mercado de trabalho e também aos empreendedores locais”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Marques. (Jornal O Liberal- Itabirito)

Poços tem 101 casos de dengue

            Em meio à pandemia do novo coronavírus, a população também tem que lidar com outras doenças virais, como a dengue. Em 2021, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 54.049 casos e oito mortes por dengue no país, entre os dias 1º de janeiro e 20 de fevereiro. Em Minas Gerais, até 20 de abril, houve o registro de 16.037 casos prováveis, sendo 5.794 casos confirmados. Em Poços de Caldas, de acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental Jorge Miguel Ferreira do Lago, foram 101 casos suspeitos e apenas três confirmados. Esses dados demonstram que a cidade não corre risco de infestação de dengue. Porém, a população não deve relaxar com as medidas de prevenção, prestando atenção em tudo que possa virar foco de mosquitos. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas)

Cartórios migram para o digital

            Hoje, por causa da pandemia do coronavírus, causador da covid-19, vários serviços passaram a ser feitos de forma virtual. Mesmo aqueles tidos como essenciais, como supermercados e farmácias, aderiram a essa forma de atendimento. Outro exemplo de serviço considerado essencial e que tem migrado para o digital, aos poucos, é o dos cartórios. Vinculados a uma série de regras rígidas definidas por leis estaduais, federais e normas editadas pelo Poder Judiciário nacional e também dos diferentes estados da Federação, os Cartórios de Notas e de Registros brasileiros estimularam as autoridades a avançar na regulamentação dos serviços digitais. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

Diagnóstico de idosos será feito

            A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Ipatinga e a Escola Profissionalizante Tenente Oswaldo Machado realizam uma pesquisa para traçar o diagnóstico da situação dos idosos no município, com a distribuição de questionários para o público com idade de 60 anos ou mais, informou a AAPI. A entidade alerta ainda que a participação de todos é importante para dar mais amplitude nas propostas de garantia dos diretos da pessoa idosa em Ipatinga. Todos os dados serão tratados como confidenciais e as informações serão divulgadas de forma coletiva após a estratificação. (Diário do Aço- Ipatinga)