Saudade é um sentimento inexplicável, inquestionável, inseparável. Por várias e inúmeras vezes lembranças invadem a nossa mente, sejam elas as melhores ou até mesmo as piores. São momentos como estes que nos fazem refletir e recordar sobre as pessoas que nos fizeram bem, as oportunidades que nos foram concedidas, os obstáculos que nos foram impostos, a fé que nos fortaleceu.

Tudo que acontece em nossas vidas ficará em nossa memória, por pior que seja o acontecimento. As alegrias e as tristezas, as vitórias e as derrotas, as fases boas e as ruins, tudo vem para nos ensinar e nos fazer reviver cada história por nós construída. Sentir saudades é recapitular cada ocasião vivida, é rememorar cada ente especial, é reviver a todo tempo as etapas já vivenciadas e por nós vencidas.

Relembrar o que já fizemos, passamos ou presenciamos é ter a certeza de que estamos neste mundo para aprender e saber repassar todos os ensinamentos emitidos. Só assim os aprendizes adquirirão os valiosos conhecimentos e as grandes recordações por nós transmitidos e por eles repassados a novos principiantes.

Saudade é uma palavra enriquecedora, radiante e, acima de tudo, instrutora de mentes e corações.

Por – Larissa Azevedo