Dentre os projetos que vem sendo planejados pela Secretaria de Turismo e Cultura, uma das principais apostas é a criação de um Circuito de Cicloturismo, com rotas passando pelos mais diversos cantos da cidade, comunidades rurais, atrativos naturais e históricos e até nas cidades vizinhas. Segundo o Secretário de Turismo Gil Cunha, são mais de 15 rotas sendo planejadas, cerca de 700km ao todo, com diferentes níveis de dificuldade. O Ciclismo tem ganhado muito destaque durante a pandemia, com aumento de adeptos e recorde de vendas.

O projeto visa aumentar o tempo de permanência dos turistas na cidade, movimentar restaurantes, bares, lanchonetes, pousadas e a venda de produtos e lembranças do município, como artesanatos, queijos, doces, cachaças, entre outros. Outro viés é incentivar a prática do esporte pelos próprios Santarritenses, que muitas vezes ainda não conhecem as belezas da cidade. Além, é claro, de benefícios para a saúde, com a prática de exercícios físicos.

O projeto iniciado no dia 8 de Abril, tem previsão de 6 meses para conclusão, com etapas desde a roteirização e mapeamento, georreferenciamento para APP de navegação (GPS), coleta de dados altimétricos e geográficos, criação de identidade visual, logomarca, mapa geral e detalhado de cada rota, planilhas de navegação, criação de site, e ainda, a produção de peças de comunicação, com mapas impressos, adesivos, camisas personalizadas, folders e placas de sinalização. Ao todo serão investidos cerca de quinze mil reais. Um valor baixo, pela expectativa de retorno do projeto para o município.Ainda não temos detalhes sobre o lançamento do Projeto, uma vez que o momento da Pandemia pede muita prudência e cuidado.

No momento de conclusão do projeto, esperamos ter uma Pandemia mais controlada, com as atividades turísticas já em sua normalidade, assim esperamos. Caso contrário, iremos avaliar o melhor momento para o lançamento.Fotos da assinatura do Contrato e primeira reunião oficial do projeto.Gil Cunha e Leandro Amaral – Secult, Valdir – Pedal Duro, Maurício Brasilli – empresa contratada e o Prefeito Alexsandro. @ Santa Rita de Jacutinga

Fotos e fonte: PM Santa Rita de Jacutinga