Interessante, já parou para pensar, o que é ter apoio? O que é apoiar?

   Às vezes, em muitas delas, pensamos que apoiar é concordar com tudo o que a pessoa quer, e esse é o maior de nossos erros.

   O apoio deve ser dado e recebido, na mesma proporção, se formos somente apoio, uma hora, vamos estar esgotados e nossa alma estará implorando por ser vista, ninguém quer ficar em segundo plano para sempre.

   Mas, muitas vezes é isso que o apoiador compulsivo faz, fica em segundo plano indefinidamente.

   Sendo que, numa relação saudável, seja ela romântica, de amizade ou até mesmo de negócios, esse deve ser um exercício de revezamento, num momento você é apoio, num outro é apoiado.

   Parece tão simples, como uma conta na matemática, 2 + 2 são 4 e pronto tudo resolvido . Querida e doce matemática, seria tão bom se tudo fosse tão claro como em suas operações.

   Mas, e sempre tem o, mas, nos deparamos, ou sendo muito apoio ou para nosso total espanto sendo muito apoiado. É muito comum vermos relacionamentos de toda e qualquer espécie baseado no apoio de um para o outro.

   Muitas de nós, pensamos ter nascido somente para apoiar, nem nos damos conta de que aquela pessoa que parece tão descolada, tão segura de si, na verdade se ampara em nós, meras apoiadoras.

   Geralmente a pessoa que sempre se coloca como apoiadora, desconhece seus poderes, suas características fortes. Muitas passam anos numa relação de total submissão sem de dar conta da força maravilhosa que desperdiça dando para o outro o que poderia dar a si própria.

   A grande magia acontece quando o apoiador compulsivo (a), desperta e passa a se comportar de forma diferente, tirando o apoio aos poucos e aí percebe o quanto a outra pessoa o usava como alicerce. Geralmente estas pessoas não conseguem bancar as coisas sozinhas, aparentemente elas se mostram todas descontraídas  donas de si, mas só conseguem isso, usando a força das apoiadoras.

    Então se você se identificou como a pessoa que sempre apoia ou a que sempre precisa de apoio, acolha-se, perceba o quanto é  especial e encantador ser você mesmo e acredite, você terá uma vida rica e cheia de grandes conquistas.

   A série que me inspirou neste texto é AMIGAS PARA SEMPRE, Netflix, que conta a história de duas amigas, ambas com problemas de autoestima, uma se anulando perante a outra, e as reviravoltas que esse comportamento traz para suas vidas. Vale muito a pena conferir.

Conheça o Instagram da Li Couto https://instagram.com/licouto?igshid=2i81a3ty2vr2

Ouça também o Podcast – Apoio