Seguindo determinações do Comitê Extraordinário Covid-19 – (grupo que se reúne semanalmente para avaliar a evolução da pandemia no estado), o município segue na ONDA ROXA, pelo menos até 11 de Abril.

A região (Zona da Mata e Vertentes) segue com números elevados de óbitos e de ocupação em leitos de UTI, vale ressaltar que no período da Onda Roxa as seguintes informações: só poderão funcionar serviços considerados essenciais; haverá toque de recolher entre 20h e 05h; proibida a circulação de pessoas sem o uso de máscara em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que seja privado.

A Onda Roxa ainda proíbe a circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares. Estão proibidos eventos públicos ou privados. Com isso também torna-se proibido reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família, que não moram juntos.

SÃO CONSIDERADOS SERVIÇOS ESSENCIAIS NO MUNICÍPIO:

Setor de alimentos (EXCLUÍDOS bares, restaurantes, lanchonetes, trailers, sorveterias e similares que só podem funcionar via delivery ou retirada em balcão – SEM CONSUMO NO LOCAL);

Serviços de Saúde (farmácias, atendimento etc);

Bancos;

Transporte público (deslocamento para atividades essenciais);

Energia, gás, petróleo, combustíveis e derivados;

Manutenção de equipamentos e veículos;

Construção civil;

Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);

Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;

Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.).

Fonte e Foto: Prefeitura de Santa Rita de Ibitipoca