Nos últimos 4 anos, Santa Rita de Ibitipoca passou a configurar o quadro de cidades que mais cuidam da Política de Turismo no Estado de Minas e no Brasil.

Nosso município entregou no último dia 15 de Março 2021 a documentação visando, mais uma vez, nota máxima em ICMS Turístico, mesmo em meio à pandemia da COVID-19. Veja a seguir a evolução da Política de Turismo no município, cujo passo inicial foi a criação da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, em 2017.

ICMS TURÍSTICO

No critério Turismo de divisão do ICMS aos municípios mineiros, no último Relatório Definitivo, do ano-referência 2019, Santa Rita de Ibitipoca alcançou nota máxima (10). Tal feito, permite que mais recursos entrem nos cofres públicos, sobretudo para concretização das políticas de turismo estabelecidas em Lei. Inclusive, hoje, o município conta com aparato legal completo acerca do Turismo: Política Municipal de Turismo, Plano Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo.

MAPA DO TURISMO

Com toda a estrutura legal, exigida pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, a Secult, nosso município passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, tendo recebido certificação assinada então Ministro de Estado de Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e pelo Secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier Bochior, conforme Portaria Nº 271, de 23 de agosto de 2019. Tal feito, permitiu e permite grande visibilidade do município em âmbito Nacional, tendo em vista o atendimento a todos os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo.

CADASTUR

Outro trabalho importantíssimo, inédito no município, realizado nos últimos 4 anos, foi o de apoio e de assessoria para Pessoas Jurídicas que atuam no município no ramo da oferta turística. Esta ação garantiu o selo “Cadastur – Fazendo o Turismo Legal”, assinado pelo Secretário Nacional.

Fonte e fotos: Prefeitura de Santa Rita de Ibitipoca