A Escola Municipal Felipe dos Santos foi Tombada como Patrimônio Cultural Material pela Prefeitura Municipal a pedido do Conselho do Patrimônio de Itanhandu no ano de 2010

Construída em 1927, a Escola Municipal Felipe dos Santos ainda preza muitas de suas características originais. Os materiais de construções utilizados garantiram até os dias atuais uma boa conservação do imóvel: fundação em grandes pedras sólidas, paredes de alvenaria, portas e janelas com madeira de lei, além dos assoalhos e forros originais. O prédio original era constituído apenas por quatro salas de aula, diretoria, sala de arquivos e sanitários. Em 1947, o muro que dividia o pátio para que o recreio fosse separado entre meninos e meninas, foi desmanchado, proporcionando às crianças a recreação mista. Com o passar dos anos a Escola foi ganhando mais cômodos e áreas de lazer.

Em 1977, a Prefeitura Municipal de Itanhandu em parceria com a Secretaria de Educação realizaram uma grande reforma de ampliação na Escola. Vale ressaltar que no ano de 1997, os domínios estaduais foram transferidos para a esfera municipal.

O imóvel encontra-se implantado na Avenida Professor Brito, via de grande importância para o município. Todos os treze cômodos ainda possuem forros e pisos originais. As salas apresentam pisos tabuados e forros em laje, enquanto os corredores que as interligam são em telha-vã e piso ladrilhado. Há ainda um pátio coberto, um refeitório, uma cozinha, sanitários feminino e masculino, quadra de esportes, e um pátio ao ar livre repleto de antigas árvores, algumas presentes desde a inauguração do prédio. Sua fachada principal destaca-se por formar um jogo de volumes. São três blocos que extravasam dois outros. Todos os vãos são de peitoril, possuem vergas retas e esquadrias de madeira. As janelas são formadas por duas folhas internas de abrir vedadas por vidro e por outras duas externas em madeira. Já as portas possuem apenas duas folhas de abrir em madeira almofadada e bandeiras fixas de vidro. Nesta fachada encontra-se uma placa de ferro com os dizeres “Escola Municipal Felipe dos Santos”, além dos vários frisos na cor azul que a adornam. A cobertura da edificação é diversificada. O refeitório, o pátio coberto, a cozinha e toda a parte mais antiga da Escola possuem telhados em telhas francesas. A última intervenção ocorrida no imóvel foi em 2003, quando seu interior e suas fachadas receberam novas pinturas.

Em 2014 foi feita uma grande reforma, com aprovação do Conselho do Patrimônio Cultural da epoca e com utilização dos recursos do FUMPAC (Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Itanhandu) com a substituição das Janelas e de algumas portas, porém com o mesmo modelo, mantendo assim as características originais desse Bem Cultural Tombado.

Texto: Elenice Ramos (adaptado do dossiê de tombamento)Segundo Decreto 1.348 de 05 de março de 2021, todo bem particular tombado no município de Itanhandu tem 90% de desconto no IPTU. E os bens inventariados têm desconto de 10%.

Fonte e Fotos Prefeitura Municipal de Itanhandu