Essa palavra ficou famosa; por um bom tempo a ouvimos bastante.

   Mas o que é a tal sororidade, se você procurar no dicionário, irá achar a definição dela.

   Hoje quero ir a fundo nesse assunto, já que sororidade significa em outras palavras, se colocar no lugar de outra mulher, ter por ela um olhar carinhoso, sem disputa, sem concorrência, sem inveja.

   Por muitas décadas fomos treinadas a nos odiarmos, sei que é pesada esta palavra que acabei de escrever, mas é muito verdadeira. Num passado não muito distante, as vezes presenciávamos uma briga de casal, o homem agredindo a mulher e, confesse, quantas vezes você pensou algo assim ; “ Nossa o que será que ela fez , para ele ficar tão nervoso?”

    E lá se ia mais uma de nós ser agredida e outras de nós aceitarmos como correto, afinal ela o irritou, não é mesmo?

   Infelizmente ainda existem mulheres que pensam assim, muitas nem procuram ajuda por acreditarem merecer toda espécie de punição, física, psicologia, monetária.

   Mas de um tempo para cá, nós mulheres estamos nos unindo e fazendo, aos poucos esse conceito cair por terra, nossas  descendentes não mais passarão por isso, porque nos unimos hoje para o bem de todas.

   E não falo aqui de feminismo, falo de união, de equilíbrio, onde o masculino e feminino, estejam atrelados, para que ambos possam crescer e evoluírem para relacionamentos mais saudáveis e duradouros com respeito e sororidade.

  Observe-se no dia a dia, veja se você elogia mais ou critica mais uma mulher, se perceber, que ainda faz parte da antiga premissa, de que toda mulher é inimiga uma da outra, reveja, sempre há tempo de mudarmos nossos hábitos e pensamentos.

   E só assim, unidas em amor e carinho por nós e pelas outras iremos muito longe, e vamos mostrar que dá sim para viver em harmoniosa equiparação de sonhos e concretizações, sem maltratar ninguém.

   Pois reconheceremos nossa força e a deles também, gerando um ambiente de amor e carinho, ensinando desde cedo  nossos meninos o respeito e a nossas meninas seu valor.

  A série que me inspirou neste texto foi TOCANDO O CORAÇÃO, Netflix, achei super legal, pegaram músicas de uma cantora country, super conhecida nos Estados Unidos, e para cada música criaram um episódio baseado na letra da canção. Muito linda e inspiradora para nós mulheres, onde a sororidade é mostrada em todos os episódios, vale a pena conferir.

Acompanhe Li Couto em seu Instagram https://instagram.com/licouto?igshid=2i81a3ty2vr2