A Prefeitura de Seritinga publicou, no último dia 16 de março, o decreto nº 2742, que dispõe sobre as medidas de prevenção emergenciais para contenção da disseminação do coronavírus. A decisão também foi tomada com o objetivo de reestabelecer a capacidade de assistência hospitalar em todo estado. O decreto chega para cumprir as imposições do Estado por meio da adesão à Onda Roxa do Programa Minas Consciente. Desta forma, desde o dia 17 de março até o dia 4 de abril, o município deverá seguir as determinações do plano.

Ficarão autorizados a funcionar de portas abertas apenas os estabelecimentos considerados como essenciais, como farmácias, óticas, supermercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, entre outros. Também toda a rede de serviços relacionados à construção civil poderá funcionar com atendimento ao público seguindo os protocolos de segurança.

Já os demais estabelecimentos considerados como não-essenciais deverão funcionar apenas no sistema de delivery, vedado consumo no local e atendimento presencial. Bares e restaurantes poderão funcionar apenas pelo sistema de entregas, não havendo restrição de horário. Das 20h às 5h está proibido o funcionamento de atividades socioeconômicas, exceto aquelas relacionadas à saúde, segurança e assistência.

Será obrigatório o uso de máscaras em todo espaço público e privado. A circulação de pessoas será permitida nos acessos a atividades, serviços e bens essenciais; o comparecimento, próprio ou na condição de acompanhante, a consultas ou realização de exames médico-hospitalares, quando necessário; e na realização ou comparecimento ao local de trabalho nas atividades e serviços considerados essenciais. Os responsáveis pela fiscalização poderão exigir a apresentação de documento que comprove vínculo profissional com atividade essencial ou necessidade de deslocamento.

Ficam proibidas: atividades físicas, em academias ou ao ar livre; eventos e reuniões de qualquer natureza, público ou privado; o funcionamento de salões de beleza, barbearias e similares; aulas públicas e particulares, inclusive de autoescolas; atividades religiosas; visitação social entre familiares, salvo em caso de assistência; e o consumo de bebida alcoólica em qualquer área pública do município.

O atendimento ao público na sede da prefeitura será no balcão de entrada do prédio ou pelo telefone (35) 3322-1129.

Clique aqui e confira o decreto na íntegra.

Foto: Prefeitura de Seritinga