A interrupção é para a limpeza dos reservatórios da ETA e Vila Nova

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vai interromper o abastecimento de água de toda a cidade nesta terça-feira (16/03) para limpeza dos reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) e Vila Nova.

A previsão é que o abastecimento seja retomado de forma gradual no mesmo dia a partir das 16h, porém será intermitente e poderá demorar até três dias para a total normalização. O SAAE orienta os usuários a economizar água nesse período, adiando gastos de água não essenciais, evitando, por exemplo, lavar carros e calçadas, encher piscinas. Tomar um banho mais curto, fechar a torneira enquanto escovas os dentes, entre outros cuidados.

Há pelo menos 15 anos que os reservatórios da cidade não são limpos. Incrustações de calcário e ferro se desprendem da rede que acumulam no fundo dos reservatórios chegam até as torneiras dos imóveis alterando o aspecto de qualidade da água. Com o objetivo de melhorar esse aspecto de qualidade, o prefeito Lessa solicitou a limpeza dos nove reservatórios que compõem o sistema de abastecimento.

Na ocasião da limpeza dos reservatórios e paralisação do abastecimento, o SAAE fará a substituição da balsa que abriga as bombas de captação de água do Rio Verde. A atual balsa já está em final de vida útil.

Serviços essenciais

Para atender estabelecimentos de saúde essenciais, a exemplo do Hospital São Lourenço e a hemodiálise, o SAAE disponibilizará dois caminhões pipas cheios de água tratada para uso em caso de necessidade.

O Corpo de bombeiro poderá contar com a água que ficará armazenada nos três tanques de decantação caso precisem repor água para o combate a incêndio. A água destinada aos bombeiros não é própria para consumo humano.

Fonte e foto: SAAE São Lourenço