Projeto visa a criação de um guia de ofícios pelas veredas do Brasil

A professora e pesquisadora Juliana Lucinda Venturelli desenvolveu sua linha de pesquisa no campo das transmissões orais e escritas das receitas culinárias do Sul de Minas e agora retorna à região com um novo projeto: Veredas & Ofícios. Em parceria com o jornalista carioca Mateus Habib, a dupla tem como objetivo final a criação de um guia de ofícios pelas veredas do Brasil, pois trata-se de uma viagem que a pesquisadora está fazendo, de carro, pelo Brasil, no ano de 2021. O ponto de partida para mapear ofícios tradicionais é a cidade de São Lourenço e sua região.  Desde o fim de janeiro

Já foram catalogados mais de trinta ofícios e Bom Jardim recebeu a pesquisadora que se aventurou pela cidade e pela área rural para conversar com as pessoas.  Foram registrados oito ofícios, dentre eles, tecelã, retireiro, artesão da madeira, dono de mercearia antiga, ambulante, doceira e benzedeiras.

A pesquisa tem como foco os ofícios tradicionais e artesanais, que raramente são encontrados nos grandes centros urbanos, e que em lugares menores, ainda resistem.

O projeto conta com apoiadores locais, que podem contribuir com cotas em dinheiro de custear o trabalho da dupla de pesquisadora e jornalista ou hospedagem e refeições a fim de colaborar com o projeto que eleva as cidades por onde passa a uma relevância cultural e artística de grande importância para a cultura nacional.

Em Bom Jardim, através da Prefeitura e Secretaria de Turismo, Juliana contou com o apoio de toda logística que envolve a pesquisa. Contamos com a hospedagem dos Chalés Vida Verde; refeições na Cantina do Tao e Restaurante João Boquinha e o combustível no Posto da Julia.

Todas as entrevistas e imagens estão expostas numa galeria virtual no instagram @veredaseoficios.

A pesquisadora estará na região do sul de Minas até a estabilidade da pandemia, seguindo viagem para a Serra da Canastra, onde contará com o apoio da agência Tamanduá Ecoturismo. De lá, atravessa o estado de Minas, chegando em Goiás para a nova etapa da pesquisa.

Os ofícios tradicionais são bens patrimoniais e precisam ser mapeados e registrados para que as tradições tenham seu valor histórico e cultural.

Se você conhece algum ofício ou se quiser ser um dos apoiadores do projeto, entre em contato pelo email: veredaseoficios@gmail.com ou pelo instagram @veredaseoficios

Fonte e fotos: Projeto Veredas & Ofícios