“Ouça os murmúrios para não ter de ouvir os gritos.” Provérbio Cherokee

Nobre, um dos mecanismos de comunicação mais importante que existe é a ESCUTA ATIVA. A principal fonte da liderança é entender as pessoas e isso só se adquire na medida que você consegue desenvolver e construir um diálogo eficiente, tendo como o primeiro passo ouvir e não expressar as próprias ideias, como a maioria das pessoas pensam.

Você pode achar que não, mas existe uma habilidade que todo líder deve ter que se sobrepõe ao talento, a simpatia e tantas outras qualidades que definem um líder de alta performance, que é a habilidade de ouvir e ouvir com atenção, com a mente aberta, sem prejulgamentos. Não pense ser fácil! Para os que assumem uma posição de liderança, saber ouvir é um desafio.

Isto porque os líderes focam em resultados, e geralmente são impacientes, não muito dispostos a ouvir, querem logo a execução da tarefa. Quanto mais alto é o nível de liderança que se atinge, maior é a autoridade que se tem nas mãos e menor é a disposição de ouvir o que os outros tem a dizer.

Contudo, a necessidade de ouvir também se torna maior do que nunca! Quanto mais os líderes se afastam das linhas de frente, mais dependem de outras pessoas para adquirir dados precisos. Se não desenvolveram o hábito de ouvir, de maneira atenciosa e inteligente, os mesmos não conseguirão dispor das informações de que necessitam. Quando um líder permanece sem saber de nada, os problemas da organização se agigantam e tendem a piorar cada vez mais, sejam eles quais
forem.

✓ SABER OUVIR GERA RELACIONAMENTOS: Líderes eficazes são sempre bons comunicadores. Quando um líder ouve as pessoas que o seguem e usa o que elas dizem para promover aprimoramentos que beneficiam a toda equipe, seus colaboradores se sentem a vontade para depositar sua confiança nele. Porém, quando os liderados deixam de acreditar que seu líder os ouve, começam a procurar por alguém que o faça. Esta regra vale também para relacionamentos.
✓ OUVIR É A MELHOR FORMA DE AUMENTAR O CONHECIMENTO: Um erro muito comum em alguns líderes é acreditar que, por estarem numa posição elevada, sabem de tudo e que não precisam ouvir nada e nem ninguém. O líder depende dos outros para conseguir as informações de que necessita, e isso só é possível se este líder for um bom ouvinte.
✓ OUVIR FORTALECE A ORGANIZAÇÃO: Quando o líder é capaz de ouvir, a organização fica ainda melhor. Saber ouvir sempre gera bons resultados. Quanto mais você sabe , melhor se torna, desde que mantenha a perspectiva e continue pensando como um líder.

Para se um bom líder, você precisa ser capaz de não apenas pensar por si, mas também entender o que os outros pensam e aprender com isso. Ninguém pode chegar ao nível mais elevado e levar junto seus liderados, se não for capaz de ouvir os outros. “Um dos maiores presentes que se pode dar a uma pessoa é a atenção”, segundo Jim Rohn. Mas ouvir os liderados não consiste apenas em um presente para eles. Essa atitude também beneficia o líder. Quando os lideres ouvem, eles tem acesso ao conhecimento, as percepções, a sabedoria e ao respeito dos outros. Saber ouvir aciona todos os gatilhos da organização, que se torna apta a cumprir a visão e atingir suas metas.

Por Marcos Sipriano que é Master Coach, formado pelo SBcoaching , Empresário, Palestrante, mentor e Pastor.
Acompanhe mais Marcos Sipriano em seu Instagram: @marcossipriano7

Assista a live completa do Frente a Frente desta segunda, dia 8 de março de 2021.