Com o objetivo de conhecer de perto produtores rurais da região que já se adequaram ou que estejam em processo para regularizar o S.I.M. em seus municípios, a equipe da Diretoria de Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caxambu esteve me Carvalhos.

A visita aconteceu no dia 18 de fevereiro de 2021, quando o grupo de Caxambu foi recebido pela Médica Veterinária Cíntia Cunha Abreu Porfírio, Coordenadora Chefe do Serviço de Inspeção Municipal de Carvalhos.

O grupo de Caxambu era formado pela Diretora de Agropecuária Daniela Kamp, Médica Veterinária, pelo Coordenador do S.I.M. em Caxambu Alan Ribeiro Halfeld e por dois estagiários, estudantes de Veterinária, Igor de Souza Tostes e Marcus Felipe dos Santos, além do extensionista da EMATER em Caxambu engenheiro agrônomo Antônio Flávio Pereira.

Um dos locais visitados foi o Laticínio Muquem de propriedade de Leonel Maciel de Andrade, que foi o quarto selo a ser regularizado pelo S.I.M. aprovado naquele município.

Também estiveram numa queijaria de pequeno porte de propriedade de José Alexandre de Carvalho Silva, que ainda está em processo de regularização e em breve terá seu selo aprovado.

Nos dois casos, os produtores estão muito satisfeitos com os resultados após iniciarem o procedimento para conquistar o Selo.

O produtor rural conquista muitas vantagens com o S.I.M., pois ao obter o selo em seus produtos, consegue expandir e melhorar seus negócios, seguindo normas técnicas, atendendo a legislação vigente do Ministério da Agricultura, podendo acessar as compras governamentais como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que permitem ampliar o lucro na produção.

Quem fabrica produtos e derivados de origem animal, como leite; carne; mel; pescado e ovos e seus respectivos derivados, que ainda não conhece o S.I.M., ou se já conhece e tem interesse em obter o selo em seus produtos pode procurar o Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Caxambu.

“Estamos realizando também visitas constantes em Caxambu, orientando e informando os comerciantes e produtores rurais de nosso município sobre a importância da regularização dos produtos e derivados de origem animal” – explica a médica Veterinária Daniela Kamp, Diretora de Agropecuária da Prefeitura de Caxambu.  

Para mais informações e agendamento de visitas técnicas no local de produção, entre em contato presencialmente no Centro de Convenções, de segunda a sexta, de 08:00 às 11:00 h e de 13:30 às 17:00 h. – R. Adão Augusto Gomes, 117, Caxambu – MG ou pelo telefone: (35) 99825 4372, ou ainda pelos emails: agropecuaria@caxambu.mg.gov.br e sim@caxambu.mg.gov.br.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caxambu