Poder é algo interessante, existe um ditado antigo, que diz:

“Se quer conhecer alguém, lhe dê poder.”

   Pois é, acredito muito nisso, recentemente, assisti uma série, em que isso ficou muito claro.

   Pessoas que através de cargos e posições sociais, blindam-se, camuflando todos seus erros, sempre colocando a carga da responsabilidade nos ombros de outros, considerado por eles, inferiores, e assim vai rodando o circulo sem fim, do poder.

   Vamos pensar, em algo mais perto de nós, pessoas que convivemos, sejam familiares, colegas de trabalho, amigos e até par romântico.

   Digamos que estas pessoas, exercem poder sobre você, e na maioria das vezes, nem percebemos tal ato. Neste tipo de relação, ele passa quase despercebido.

    A grande armadilha, está na porta aberta da aceitação, do que lhe é dito por tal pessoa, muitas vezes admiramos o  poderoso ou poderosa, é aí que o desastre acontece.

   Essa pessoa, que já quer exercer poder, se vê numa situação super confortável, seu olhar de veneração por ela é a chave para que ele ou ela acione seu compartimento secreto e o encurrale, com chantagens, persuadindo a ficar dentro do que a sociedade chama de correto.

   E lá vai você, presa ou preso, nesta armadilha do destino, fazendo coisas que não acredita, para manter um cargo, um relacionamento ou até mesmo uma amizade, por acreditar que se largar isso não terá outra oportunidade, e vai  perdendo o brilho, a alegria, a esperança.

   Para tudo há uma saída, então uma otimista realista como eu, já vou avisando, a magia existe. E quando esta pessoa desperta e percebe todo o jogo de poder, de uso, ela consegue romper com esse aprisionamento, que além de mental, pode chegar a ser físico, muitas pessoas ficam isoladas das outras, por acreditar que é o correto, em nome do tal poder.

   E então com a descoberta da trama, a pessoa pode e deve se proteger, principalmente seu coração, há muitas oportunidades por esse mundo afora, e só basta acreditar e se aventurar.

   A série que me inspirou foi The Crown, Netflix, que conta os bastidores da monarquia inglesa, a rainha Elizabeth, tudo que é preciso fazer para manter o poder, a soberania. Vale a pena conferir.

Conheça mais sobre Li Couto em seu Instagram

Veja também suas Redes