Profissionais de Saúde ainda são as prioridades; idosos vão receber vacina a partir do 3º lote

Recomeçou hoje, às 7h, a vacinação contra a Covid 19 na Policlínica de São Lourenço, após o processo de desinfecção que durou dois dias. As vacinas Coronavac e Oxford AstraZeneca ficaram acondicionadas em temperatura padrão das fabricantes. O que demora mais é o preenchimento da documentação e não a aplicação da vacina em si. Por isso a Secretaria de Saúde deve tomar algumas providências para sanar o problema. O importante é que todos na fila estão felizes por serem vacinados.

A imunização pelas vacinas segue rigorosamente o que determina a DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 3.314, DE 29 DE JANEIRO DE 2021. Pela quantidade de doses enviadas pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha, a prioridade ainda é, segundo a deliberação do Governo de Minas Gerais, a vacinação de profissionais de saúde como dentistas, médicos particulares e atividades afins.

Alguns idosos apareceram na Policlínica para serem vacinados. Todos citam o caso do Rio de Janeiro onde a vacinação para os idosos começou. O problema é que, em números comparativos com a cidade do Rio de Janeiro, as doses recebidas por São Lourenço são ínfimas e nossa imunização ainda não consegue atingir os idosos. A prefeitura acredita que no terceiro lote de vacinas este público alvo será alcançado e por isso, pede que os idosos não compareçam à Policlínica até que saia nota específica sobre o assunto.

Assim como a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Akemi Costa Wakigawa Murata, foi a primeira profissional de saúde linha de frente a ser vacinada com a Coronavac, nesta quinta-feira a enfermeira Acácia Madura, lotada na Saúde Mental, foi a primeira são-lourenciana a receber a vacina da Oxford AstraZeneca em São Lourenço. Segundo a enfermeira Rafaela, que está aplicando as vacinas Coronavac e Oxford, a dosagem é a mesma, mas o intervalo entre elas é diferente: o reforço da Coronavac precisa ser feito em 14 dias, e o da Oxford AstraZeneca, em 90 dias.

Fonte e fotos: ASCOM Prefeitura de São Lourenço