Empatia de acordo com o dicionário de português, “ é a capacidade de identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, aprendendo da maneira  como ela aprende.”

  Partindo desse ponto, acredito que ter empatia é simplesmente se colocar onde o outro está, ou melhor, imaginando como seria estar vivendo aquela situação. Geralmente que tem empatia, os chamados Empatas, tem uma grande capacidade para ajudar, para dar apoio, para confortar.

  Acredito que são seres com grande sabedoria emocional, que faz com consigam perceber o que acontece a sua volta, entendendo como agir , falar, isso não quer dizer que essa palavra seja sinônima de mimar, ser empata é entender, mimar é fazer para o outro coisas que ele ou ela é capaz de fazer.

   Por confundir empatia com mimo, muitas pessoas, não gostam de serem chamadas de empatas, acham que a estão classificando como fracas, melindrosas, condescendentes, que aceitarão todo tipo de comportamento.

   Nada mais injusto para com essa definição, essa palavra, a empatia é sem duvida nenhuma, a grande chave para acabar com a violência, seja social ou doméstica.  Que vem sempre com a ideia de  se dar bem, logrando o outro, levando vantagem a qualquer custo.

   Porque a partir do momento que você desenvolve a empatia, não mais conseguirá se vangloriar por enganar alguém, tirando o que é dele por direito. Na verdade, você não conseguirá porque se colocará no lugar do outro antes de agir, antes de desferir palavras que possam causar dor.

   Os empatas além de ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, ainda tem uma característica a mais, sempre que possível, ajudam aos outros, a vantagem do empata, é que ele sabe quando ajudar e o quanto deve ajudar. Não é porque entendemos o que passa pela cabeça do outro que devemos ajudar ou apoiar suas ideias e comportamentos. Observem, perceba, quando você usa de empatia, você se sente bem, feliz, leve, Por outro lado quando se deixa manipular por outra pessoa, fazendo algo que não acredita e que somente beneficiará aquela pessoa e até pode prejudicar outra, você se sentirá mal, com o coração pesado.

   E não há termômetro melhor que nosso coração. Se ele apertou, saia de fininho, mude de caminho, até que ele fique leve de novo.

   A série que me inspirou neste texto foi The Mandalorian, canal Disney Plus, é baseada na saga Star Wars, onde o personagem principal é um empata de carteirinha, que atua como um justiceiro e, ainda cuida de um bebe galáctico.

Conheça mais sobre Li Couto em seu Instagram