O prefeito Lili participou, nesta terça feira, dia 19, da entrega das primeiras 66 doses da vacina contra a COVID-19 repassadas pela Gerência Regional de Saúde ao município. Foram entregues ainda as seringas para a primeira etapa da vacinação prioritária contra o novo coronavírus.

“É um marco na história de São Vicente de Minas o início da vacinação, que começa a nos livrar dessa terrível pandemia”, comemorou o prefeito Lili.

A primeira pessoa da cidade a ser vacinada foi a enfermeira Maria Ester dos Santos, que trabalha na Unidade Básica de Saúde e no Hospital São Vicente de Paulo. Em São Vicente, a vacinação é feita nas três unidades do Programa de Saúde de Família (PSFs).

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, nessa etapa inicial serão imunizados os profissionais de saúde que estão na linha de frente no atendimento aos casos da doença no município.

“É muito importante alertar que, nesse primeiro momento, não haverá vacina para todas as pessoas. Por isso foram definidos os grupos prioritários, que estão mais expostos à COVID-19. Com o tempo, novas doses irão chegando para garantir a vacinação de um número cada vez maior de pessoas”, informou o prefeito Lili.

O governador de Minas Gerais Romeu Zema já havia garantido que, até o fim desta terça feira (19), todas as 853 cidades do estado receberiam as primeiras doses da vacina. Segundo ele, seriam enviadas 561 mil unidades para a imunização dos grupos prioritários em Minas Gerais.

Conforme o informe técnico divulgado pelo Ministério da Saúde, a eficácia desta vacina foi demonstrada em um esquema contendo duas doses com intervalo de duas a quatro semanas.

Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura de São Vicente de Minas