Ser natural, não é algo que conseguimos com qualquer pessoa, tem que ser a “pessoa”.

  Há alguns dias, li num post do instagram, a seguinte mensagem:

     “Se você tem um amigo(a), que pode conversar sempre com o coração aberto, você é um abençoado”

   Pois é, então, abrir o coração é algo muito perigoso, em uma sociedade pronta para comê-lo de garfo e faca.

   Mas, como bem sabem sou uma positivista realista, acredito que há uma grande mudança acontecendo, mesmo que de  forma sutil, até mesmo sorrateira, mas ela está aí, para os credos ou não.

   E nessa mudança o que vai predominar é justamente o ato de se sentir aberto, livre, para ser quem se é de verdade.

   Ai a tal naturalidade vem de forma, leve, sem cobrança, pelo simples fato de que não cabe cobrança e nem julgamento, quando se é livre.

  Muitos amigos que se apaixonam, temem revelar o sentimento ao outro e perder a magia da naturalidade, porque com amigos, estamos leves, sempre. Agora se este amigo(a) vira namorado ou namorada, vem uma tal regra idiota, que faz com que achemos que devemos ter determinado comportamento, muitas vezes nada natural para nós.

   E é aí que a magia se rompe, por isso o medo da declaração, entre amigos. Afinal na década de 50, havia uma cartilha que ensinava as mulheres a serem boas esposas. Imagine o peso de viver dentro de tantas regras para se ser aceita por um homem… E óbvio que a tal naturalidade ia para o espaço, com tantas regras para seguir, e para os homens também não deveria ser nada fácil, observar se a mulher escolhida estava dentro dos padrões pré-estabelecidos, afinal seriam apresentadas para suas mães, que seguiam a tal cartilha à risca.

   E nessa de seguir tantas regras, muitos deixaram de ser felizes em seus relacionamentos ou mesmo de estarem com aquelas pessoas  com quem realmente se sentiam à vontade, naturais, leves, festeiros, risonhos, vivos.

   Então ao encontrar pessoas, sejam amigos(as), par romântico, com os quais sintam-se naturalmente à vontade, aportem ali e façam seus dias mais felizes. O filme que me fez refletir sobre este assunto foi Amor Com Data Marcada Netflix, onde o casal em questão, combina que só serão acompanhantes em feriados, sem nenhum envolvimento. Os leva  a serem naturais um com o outro, essa é a magia do enredo, vale a pena conferir.

Por Li Couto

Siga Li Couto pelo Instagram