Gerir o tempo com eficácia, é o mesmo que produzir mais e melhor num prazo menor de tempo. Você já percebeu que muitas vezes você tem várias coisas na cabeça para fazer e não executa nada e ainda, você fica ocupado demais e não consegue realizar a tarefa proposta, tentando fazer tudo ao mesmo tempo?
Um excelente gerenciamento do Tempo requer uma mudança do foco que se dá tanto para as atividades, quanto para os resultados. É um engano associar o “estar ocupado” com o “ser produtivo”.
Quando conseguimos gerir bem o nosso tempo com eficácia, desfrutamos de um aumento de produção em menos tempo, adquirimos mais qualidade de vida, uma vez que diminui o stress, a tensão e ansiedade, elevamos nossa performance e ainda assumimos o controle da nossa vida, deixando de ser escravos do relógio.
Para uma melhor compreensão, vou falar de duas expressões que representam atitudes opostas, mas igualmente prejudiciais para a boa gestão do tempo: o Workaholismo e a Lei de Parkinson.

Definição:
O Workaholic trata-se do indivíduo que acumula tarefas e responsabilidades. Esse indivíduo acredita que só ele pode executar uma tarefa bem feita, com isso, não sabe delegar. Sua vida gira em torno de uma crença limitante: para ser bem sucedido é preciso se matar de tanto trabalhar. Resultado: ele não sabe gerir seu tempo de maneira eficaz.
A Lei de Parkinson: segundo o historiador inglês Cyril Northcote Parkinson, em um artigo publicado na Revista The Economit de 1955 o trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para sua realização. Isso significa que, de modo geral, quanto mais tempo temos para fazer um trabalho, mais tempo demoramos para fazê-lo. Se uma tarefa tiver que ser realizada no prazo de um dia, ela será feita em um dia. Se a mesma tiver dois dias de prazo, ela será feita em dois dias.
A questão é, como fazer uma Gestão do Tempo que atue a nosso favor? Observe abaixo 5 estratégias para que você desfrute de uma Gestão do Tempo eficaz:

  1. TENHA UM PLANEAMENTO:
    De que maneira vice planeja seu dia? Saiba que a gestão eficaz do tempo está intimamente ligada ao planejamento. Ao planejar, você está também otimizando o seu tempo é sua energia para realizar mais com menos desgaste.
  2. FUJA DA PROCRASTINAÇÃO:
    É muito comum fugirmos das tarefas mais complicadas e menos prazerosas. O ideal é identificar o pôr que determinada tarefa é importante e qual será seu resultado em curto, médio e longo prazo.
  3. AGENDE AS TAREFAS:
    Seja através de uma planilha ou uma agenda de anotações, ou um aplicativo no seu smartphone, faça uma lista de todas as tarefas que vem em sua mente. Cheque sua lista antes de o dia começar e vai priorizando as tarefas.
  4. DELEGUE AS TAREFAS:
    Identifique as tarefas do dia a dia que você mesmo precisa fazer e delegue as que você não precisa. É comum para a maioria de nós acabar executando mais tarefas do que poderíamos. Você já deve ter passado por isso e sabe muito
    bem do stress que acaba gerando no final. Aprenda a delegar e tenha tranquilidade em saber que ao fazer isso você não estará fugindo das suas responsabilidades.
  5. PRIORIZE O TRABALHO
    Pergunte-se: o que é realmente importante para mim? Se você prestar atenção, vai reparar que, às vezes, a pressão do dia a dia faz com que demos mais importância a alguns aspectos de nossa vida e deixamos de lado outros. Sendo assim, antes de o dia começar faça uma lista das tarefas que precisam da sua atenção imediata. Lembre-se que as tarefas não tão importantes assim podem consumir até mais tempo do que aquelas que exigem uma finalização rápida, isso sem contar que algumas das tarefas tem que ser terminadas no mesmo dia enquanto outras podem esperar um pouco mais, sendo assim, priorize suas tarefas e foque naquelas que são mais importantes.

Marcos Sipriano é Master Coach, formado pela SBCoaching, Palestrante, Mentor e Pastor.
Instagram: @marcossipriano7

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