Lendárias professoras do município foram lembradas em sessão solene

No dia 8 de dezembro, a Câmara Municipal de Olímpio Noronha prestou uma honrosa homenagem às professoras e amigas Maria José Martins Pereira, Maria Amélia Rodrigues Pinelli e Ana Maria de Oliveira Rosa, conhecidas na cidade como “As Três Marias”. A solenidade aconteceu na sede do Legislativo municipal e a homenagem foi proposta pelo vereador Luiz Carlos Maciel.

Durante a sessão foi apresentado um breve histórico das homenageadas. Maria José Martins Pereira, conhecida como Marzé, tem 73 anos e leciona desde 1969, quando iniciou sua vida docente na Escola Estadual Virgílio Alves Pereira. Foi professora primária e também das 5ª e 8ª séries nas disciplinas de Ensino Religioso e Educação Artística; também foi auxiliar de biblioteca e monitora na oficina pedagógica junto aos alunos da “Sala Especial”. De uma bondade e alegria infinita, dona Marzé contagia a todos por onde passa.

Outra homenageada foi Maria Amélia Rodrigues Pinelli, conhecida como Professora Melinha. Natural de São Gonçalo do Sapucaí, tem 83 anos e atua em Olímpio Noronha desde 1960, quando foi nomeada professora primária nas Escolas Reunidas Virgílio Alves Pereira. Exerceu as funções de auxiliar de diretoria, vice-diretora, diretora, orientadora, professora de Educação Moral e Cívica, Educação Artística, área de Economia Doméstica, Contabilidade e Jardinagem. Fez o curso de pós-graduação e participou de diversos seminários e congressos e aposentou-se em 1987. Olímpio-noronhense de coração, é respeitada e querida por todos.

Dona Ana Maria de Oliveira Rosa também recebeu homenagem da Câmara Municipal. Aos 75 anos, dona Ana saiu muito cedo de Olímpio Noronha para estudar em Lavras, e logo que encerrados os estudos, voltou à sua cidade natal, onde iniciou seu trabalho como professora. Dedicou-se à educação de seus alunos não só na parte cultural, mas também passou-lhes bons hábitos e habilidades. Aposentou-se em 1988 no cargo de diretora escolar. Muitos alunos passaram por suas mãos, especialmente na fase pré-escolar, e hoje são pais, avós, prefeito e vereador: foi professora do atual prefeito Carlos Alberto de Castro Pereira e do atual presidente da Casa Legislativa, vereador Vinícius José Carneiro Pereira.                            

Ainda na sessão, a Câmara ainda homenageou a supervisora escolar professora Maria Aparecida Martins Sâmia, servidora da Secretaria Estadual de Educação. Maria Aparecida é lotada na Delegacia de Ensino de Caxambu, onde supervisiona diversos municípios, incluindo sua terra natal Olímpio Noronha, que dela muito se orgulha.              

Na ocasião, “As Três Marias” foram representadas por dona Ana Maria de Oliveira Rosa, que recebeu as homenagens em nome das demais agraciadas que não puderam comparecer à sessão. A vida de cada uma e o trabalho que fizeram juntas marcaram a Educação de Olímpio Noronha.

Ao fim do encontro, a Câmara Municipal estendeu a todos os professores do município as homenagens e agradecimentos por todo empenho e dedicação na formação dos filhos de Olímpio Noronha.

Com informações e foto da Câmara Municipal de Olímpio Noronha