Nobres, o tema que iremos abordar neste dia é a Liderança Eficaz. Liderar, a arte de mobilizar outras pessoas e fazer com que essas caminhem ao encontro de determinado objetivo.

Em primeiro lugar, precisamos entender que liderar vai muito além de apenas chefiar, estimular ou demonstrar autoridade. O líder excelente precisa entender de pessoas e saber que as empresas e as maneiras de trabalhar sofrem mutações o tempo todo, o que consequentemente interfere na maneira que as lideranças se constituem.

Com base nesta questão, vamos abordar a seguir alguns tópicos que contribuem significantemente para que você seja um líder de sucesso.

• A liderança só potencializa o que a pessoa já era. Você quer ser um bom líder, mas não se prepara, não se capacita, certamente você não será bem sucedido. A falta de conhecimento técnico, escassez da maneira de lidar com pessoas, omissão em episódios que exigem um posicionamento firme são características de um líder fraco. Existem empresas que só funcionam por causa do dinheiro, e esse é um grande engano, pois se amanhã ou depois essa empresa entrar em dificuldade, dificilmente ela sobreviverá a crise.

• O respeito ao seu subordinado é fundamental para a construção de um futuro de sucesso. Através de atitudes de respeito o líder consolida sua marca e garante o comprometimento dos seus liderados. Lembrando: “elogiar em público e chamar a atenção em particular”.

• Desenvolver a empatia. Líderes que trabalham em equipe, buscam criar uma empatia com seus liderados e se preocupam com o desenvolvimento deles, são respeitosos e procuram trabalhar em um ambiente saudável, sem disputa, e o resultado é um time muito mais produtivo.

• Outro fator importante é a disponibilidade. O líder eficaz tem que ter tempo para sua equipe: ensinar, ouvir, direcionar seu time. Líderes que se isolam dentro do escritório e não interagem com seu grupo, não consegue conhecer sua equipe. O mercado privado é muito dinâmico. Você já parou para analisar, por que será que existem tantas empresas precisando de funcionários e ao mesmo tempo tanta gente precisando de emprego? O líder precisa estar atento para desenvolver pessoas, precisa estar disponível para sua equipe, tendo equilíbrio para as tarefas e ensinamentos, sem medo de perder sua posição, afinal “o medo te faz perder”.

• Saber delegar. Uma das piores questões quando você confia algo a alguém, é ficar em dúvida se a tarefa foi executada ou não, no entanto você precisa estar certo de que se não treina seu subordinado, não pode cobrar dele a excelência na execução e que essa questão não é algo que se adquire da noite para o dia, é necessário construir uma relação de confiança com o seu time.

• Controlar e não ser centralizador: o líder eficaz entende que não tem como ser bem sucedido sozinho e que é necessário ter um time bem preparado e motivado. Desenvolva pessoas, comece pelas missões mais fáceis, você viu que seu liderado tem certa dificuldade de assimilar tarefas, reforce com ele(a), ninguém gosta de ser deixado para trás.

Marcos Sipriano é Master Coach, formado pelo SBcoaching, Empresário, Palestrante, mentor e Pastor.

Instagram: @marcossipriano7