Por Graziela Ricardo Matoso*

Neste domingo (15), muitos brasileiros vão até as urnas eleitorais escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de seus municípios. Mas sempre surge aquela dúvida do que pode ou não fazer, e o Jornal Panorama veio esclarecer algumas dúvidas.

Nas vésperas das eleições serão permitidos até às 22h a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som. E para os eleitores que jogarem “santinhos” ou qualquer material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas serão punidos com multa e o candidato beneficiado também sofrerá punição, caso tiver conhecimento da prática.

No dia das eleições vale lembrar que o uso de máscara é obrigatório. O horário de votação é das 7h às 17h, sendo o horário das 7h às 10h reservado preferencialmente para maiores de 60 anos. O mesário não poderá pegar seus documentos, então você deve apenas mostrá-lo, mantendo sempre a distância. Na fila você deve manter um metro de distância das outras pessoas e antes de entrar e quando sair da votação, lembre-se de passar o álcool em gel.

Neste dia será constituído crime o uso de alto-falantes para promoção de comício ou carreata, recrutamento de eleitor ou a propaganda de boca de urna. A divulgação de qualquer espécie de propaganda também está proibida. As manifestações de forma silenciosa como o uso de camisetas, broches, bandeiras e adesivos são permitidas. Também está proibido no dia das eleições aglomerações de pessoas com roupas padronizadas dos candidatos e essa regra é válida até o final do horário de votação. Depois de votar é recomendado que volte direto para casa. Fique atento às regras e normas no dia das eleições, cumpri-las também faz parte do seu dever de cidadão.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Priscila Aparecida Silva