O Tribunal Superior Eleitoral lançou, em parceria com o WhatsApp, o Tira-Dúvidas Eleitoral, um chatbot – assistente virtual – criado para facilitar o acesso do eleitor às informações sobre as Eleições Municipais 2020. A inciativa tem o apoio da Câmara dos Deputados, que participa da divulgação e incentiva o uso da ferramenta com a expectativa de que seja um instrumento útil na realização de eleições seguras e transparentes no país.

O canal automático do TSE fornece as principais informações sobre o processo eleitoral e a votação, como data, horário e local de votação, cuidados sanitários que devem ser adotados por causa da pandemia do coronavírus e dicas para mesários. Também é possível baixar o aplicativo e-Título, justificar a ausência às urnas e consultar uma seção de respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral.

Para conversar com o assistente virtual, basta acessar a câmera do celular e apontá-la para o QR Code na imagem abaixo, ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos, ou por meio do link wa.me/55619637107

Notícias falsas

O assistente virtual oferece ainda um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”. Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos, desmistificar os principais boatos sobre a urna eletrônica ou assistir a vídeos do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino com dicas de como identificar conteúdos enganosos disseminados por meio da internet durante a pandemia de Covid-19.

Fonte: Câmara dos Deputados