Por Graziela Ricardo Matoso

O termo novo normal não foi criado durante essa pandemia, muito pelo contrário o termo surgiu em 2009, e foi criado por um empresário americano chamado Mohamed El-Erian. Ele usou essa expressão para se referir a um momento após uma ruptura de grande magnitude.

Essa expressão nunca fez tanto sentido como agora considerando o cenário atual em que estamos vivendo devido a pandemia. Mas a pergunta é, como será o novo normal quando surgir uma vacina?

Para nos prevenirmos da doença, alguns hábitos que foram adotados durante a pandemia continuarão sendo usados mesmo depois da vacina. Como por exemplo: abandonar os beijos e abraços que costumávamos usar ao cumprimentar conhecidos, isso acontece porque o grande foco de contaminação é através de gotículas de saliva, então evitar o contato físico será primordial para nossa saúde.

Equipamentos simples como máscara e álcool em gel 70 % ainda serão usados qual o tempo todo. Limpar as compras e lavar as mãos frequentemente também ficará por um bom tempo em nossas vidas. Pois apesar de parecer algo simples, muitas pessoas não tinham o costume de manter higienizadas suas mãos, e tocavam sempre nos olhos ou boca, o que facilitava a entrada de doenças.

O trabalho em home office era considerado uma ideia do futuro, com a pandemia esse sistema foi acelerado. As pessoas passaram a trabalhar em casa, e as empresas precisaram se adaptar a isso com um processo de digitalização que acelerou de forma rápida e facilitou a vida de muitas pessoas. Então para algumas empresas, dificilmente as coisas voltarão a ser como era antes.

Festas e viagens voltarão a acontecer com o tempo, de forma totalmente diferente do que estávamos habituados, esses eventos seguirão normas de segurança rígidas que serão estipulas por organizações de saúde do mundo todo. Com certeza nossa vida não será como antes, mas teremos mais segurança e saúde.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Priscila Aparecida Silva