Entre as 18 startups vencedoras do II edital do programa Petrobras Conexões para Inovação – Módulo Startups, em parceria com o Sebrae, estão quatro empresas mineiras:  Ctr3sm, Energética Resíduos e Energia, PS Soluções e TCS. As empresas, selecionadas entre mais de 300 inscritas no país, dividirão com outras startups das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, investimentos no total de R$ 10 milhões. No caso das empresas mineiras, o valor será aplicado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a Petrobras nas áreas de robótica, tecnologias digitais e tecnologias de inspeção.

Interagir com startups é uma experiência transformadora, que nos conecta às inúmeras iniciativas para a aceleração da inovação na companhia. Estamos abertos às ideias inovadoras capazes de gerar valor para o nosso negócio e oferecer soluções ágeis para as demandas do setor”, afirma o diretor de Transformação Digital e Inovação da companhia, Nicolás Simone.

“O Sebrae tem como propósito transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil. Por meio deste programa, as startups selecionadas terão a oportunidade de desenvolver inovações que irão atender a grandes desafios da cadeia produtiva de Petróleo e Gás e gerar maior competitividade do país”, explica o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

O II edital do programa trouxe 54 desafios, em nove diferentes áreas: tecnologias digitais, robótica, eficiência energética, catalisadores, corrosão, redução de carbono, modelagem geológica, tecnologias de inspeção e tratamento de água.

De maior escala, a seleção teve 363 startups inscritas, cem a mais do que a anterior. Trinta empresas, selecionadas na primeira fase, em julho, cerca de 10 por cento, receberam suporte da Petrobras e do Sebrae para refinamento das propostas e dos modelos de negócios. Na semana passada (22 e 23) foi realizada a última etapa da seleção. Por meio pitches, apresentações curtas, virtuais devido à pandemia, as startups mostraram seus produtos e serviços inovadores para uma banca de executivos da companhia.

As startups contarão com a assessoria da Petrobras e do Sebrae para que suas soluções tenham os benefícios comprovados e modelos de negócios que garantam a geração de valor no curto prazo e inserção competitiva no mercado. Para os projetos finalizados com sucesso, a Petrobras buscará viabilizar a continuidade do seu desenvolvimento, com a implantação e testes em campo de um lote piloto ou serviço pioneiro.

Gerência de Imprensa / Comunicação e Marcas