Olá nobres, vivemos dias em que os empreendedores precisam cada vez mais saber lidar com pessoas e emoções.

Quando o assunto é a sobrevivência e o crescimento de um negócio, os empreendedores precisam não apenas de conhecimento técnico mas saber lidar com pessoas e entender sua real necessidade, e a verdade é que hoje não se sobrevive sem este conhecimento. Todo o empreendedor que já passou ou pretende passar daquela fase em que faz tudo sozinho, terá que administrar um time.

Todo empreendedor terá clientes que demanda uma série de habilidades que vão além de uma expertise específica, como relacionamento e entendimento de cenário. No fundo, tudo isso são habilidades não cognitivas que costumamos chamar de inteligência emocional. A boa notícia é que em quase tudo na nossa vida, a inteligência emocional pode ser praticada e cultivada. Não é fácil mudar nossa maneira de agir e reagir, mas isso não é uma missão impossível.

COMECE COM O AUTOCONHECIMENTO

Na minha opinião o aspecto mais importante é o autoconhecimento, pois é o primeiro passo para melhorar. Muita gente pergunta, mas como desenvolvo o autoconhecimento?
Há dicas tradicionais, como ter um Coach ou um Terapeuta e ter um olhar atento para si mesmo, mas também existem tarefas práticas e de curto prazo que você pode realizar para se conhecer melhor.
Um exemplo de tarefas prático, é convidar três ou quatro pessoas próximas a você para descobrir seus pontos fracos e fortes. Pergunte a elas por exemplo se te chamariam para ajudá-las a resolver algum tipo de problema? Ou ainda em
que situação você jamais seria lembrado para ajudá-las a resolver um problema?
Talvez elas digam que você seria ótimo para resolver um conflito entre pessoas, por outro lado podem lhe dizer que jamais te chamariam para organizar um fluxo de trabalho. Esse feedback pode ser um excelente ponto de partida para começar a entender onde as pessoas mais ou menos enxergam seu potencial.

IDENTIFIQUE CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ PRECISA DESENVOLVER E PRATIQUE O AUTOCONTROLE

Uma vez que você começa a perceber as características com as quais você tem mais dificuldade, pode decidir desenvolvê-las, e decidir é uma das palavras chave no processo de trabalhar a sua inteligência emocional.
Para que haja uma mudança é preciso que tenha uma vontade genuína de mudar e esteja disposto a praticar novos hábitos. A mudança precisa fazer sentido, seja porque você se incomoda com a maneira como você se comporta
hoje ou porque realizar melhor o seu trabalho exige o desenvolver de novas habilidades. Qual é o incentivo para investir tempo e energia nisso? Para melhorar cada um dos aspectos de inteligência emocional, depois do incentivo
é necessário praticar. Vigiar suas atitudes e forçar uma mudança fará com que em alguns meses um novo hábito seja criado. Segundo Daniel Goleman, outra forma de praticar é fazer ensaios mentais.

VALORIZE SEUS PONTOS FORTE E SAIBA DELEGAR

Ninguém é super homem ou super mulher. Sabendo disso, cerque-se de pessoas que possuam habilidades que lhe faltam para que você aprenda com elas e para que lhe complemente no dia a dia. O empreendedor não pode achar que
sozinho vai resolver todos os problemas da empresa.

PARA CRIAR EMPATIA, EVITE A FALSIDADE

De nada adianta tentar enganar a sua essência como pessoa. É preciso encontrar caminhos para o controle e a empatia, com os quais você esteja confortável. Por exemplo, se você é mais tímido, não se preocupe pois não é da noite para o dia
que uma pessoa se conecta com a outra, apenas através de um olhar, que dá um sorriso largo e já começa a conversar. Se a timidez incomoda você pode procurar um curso de teatro, afim de aprender a se relacionar através da representação ou se na hora de fazer network tem dificuldade de se conectar pessoalmente, porque não tentar se conectar via e-mail, linkedin ou através de um amigo em comum? Estas são alternativas que com certeza lhe trarão excelentes benefícios.

PEÇA FEEDBACK PARA CONTINUAR O CÍRCULO VIRTUOSO

Para garantir que você está melhorando e continuar o processo de autoconhecimento, busque feedback. Isso lhe permitirá entender como os outros enxergam o processo de mudança e te motivará a encontrar novos pontos para melhora. Sabemos que no caso dos empreendedores, motivação para fazer cada dia melhor é o que não falta.


Marcos Sipriano é Master Coach, formado pelo SBcoaching, Empresário, Palestrante, Mentor e Pastor.
Acompanhe seu Instagram